Quase 22 mil eleitores estão aptos a votar neste domingo (15), em Jaguarari; confira informações essenciais na hora de votar

Neste domingo 15 de novembro de 2020 os jaguararienses, vão as urnas escolher os seus representantes para os próximos quatro anos (2021-2024). Neste ano o município contará com apenas dois candidatos na disputa ao executivo, Everton Rocha (PSDB), atual prefeito e, Antônio Nascimento (PT), ex-prefeito por dois mandatos, ambos têm como vices, profissionais da saúde, um Odontólogo e um Médico respectivamente, tudo aponta para uma eleição bem acirrada com diferença mínima de votos entre os candidatos. 

Já para o legislativo 73 candidatos disputam 13 cadeiras na Câmara Municipal, doze vereadores tentam a reeleição, com exceção do edil Paulo Morgado. A reeleição para muitos pode não acontecer devido aos episódios que marcaram os seus mandatos, o que gera uma grande oportunidade para novos nomes obterem êxito no pleito. As mudanças repentinas de lado, ou falta de lealdade de alguns contribuiu para a desconfiança dos eleitores para com os edis, que tomaram decisões questionáveis e pouco fizeram pela população. 

Ainda em relação ao legislativo, foram realizados 79 pedidos de candidaturas, dentre esses, quatro renunciaram e dois foram indeferidos. A maioria dos candidatos são homens, 69,6% o que equivale a 51 e 30,4% são mulheres de um total de 22. 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Jaguarari sofreu uma queda no eleitorado, comparado com a última eleição municipal realizada em 2016, na época eram 22.206 eleitores e caiu para 21.920, uma redução de 286 eleitores. As mulheres são maioria do eleitorado jaguarariense, sendo 11.074 equivalente a 50,5%, os homens representam 49,5% de um total de 10.840, já 0,027%, 6 pessoas que não informaram o sexo. 

Dos 21.920 eleitores aptos, 88,45% (19.388), realizaram a biometria, já 11,55% (2.532) não efetuaram o processo de biometria. Vale ressaltar que por conta da pandemia do covid-19, não haverá identificação biométrica do eleitor nas Eleições 2020. 

Jaguarari pertence a 179ª zona eleitoral, conta com 99 seções e, tem como juiz eleitoral o Dr. Eduardo Ferreira Padilha. 

Documentação 

Na seção eleitoral, o eleitor deve apresentar documento de identificação com foto, que pode ser: carteira de identidade (RG), passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. 

Caso o eleitor tenha feito o cadastro biométrico, pode apresentar o e-Título ao mesário. O app está disponível para download nas lojas Google Play e App Store. 

Horário de votação 

Nestas eleições, o horário de votação foi ampliado para uma hora mais cedo. Portanto, os eleitores aptos a votar irão às urnas dentro do período de 7h as 17h. O intuito da ampliação é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança e tentar reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação. 

O horário de 7h as 10h será preferencial para pessoas maiores de 60 anos. No entanto, eles podem, se preferir, votar em outro horário dentro do tempo de votação. Outras pessoas também podem votar entre as 7 e 10 horas, desde que respeitem o atendimento prioritário. 

Orientações para o dia da Eleição 

O uso de máscara é obrigatório em todas as seções. O eleitor já deve sair de casa usando-a até seu retorno para casa. Na hora da identificação, o mesário poderá pedir que o eleitor dê dois passos para trás e abaixe brevemente a máscara. É solicitado também que, quando possível, levem a própria caneta para assinatura do caderno de votação. As seções disporão de canetas higienizadas para os eleitores que precisarem. 

É recomendado, ainda, que os eleitores respeitem o distanciamento mínimo de 1 metro das outras pessoas no caminho até o seu local de votação. Na seção eleitoral, os locais nas filas serão sinalizados com adesivos colados no chão para auxiliar na organização e no respeito ao distanciamento. A recomendação é que se evite levar crianças ou acompanhantes para a seção eleitoral. Contato físico com outros eleitores, como abraços e apertos de mãos, também devem ser evitados. 

A Justiça Eleitoral fornecerá álcool em gel em todas as seções eleitorais em quantidade que permita que cada eleitor higienize as mãos antes e depois de votar. 

De acordo com o TSE os resultados das Eleições 2020 começam a ser divulgados a partir das 17h. A partir desse horário, serão divulgados os resultados das votações para todos os cargos, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções verificadas. 

Um excelente domingo a todos, votem com tranquilidade e, escolha o melhor para o município de Jaguarari e os demais em todo o Brasil. 

Portal Jaguarari, com informações do TSE

0/Faça seu Comentário/Comments

Publicidade

Publicidade