Nova regra da Anatel obriga operadoras a oferecerem um novo canal de relacionamento
Anatel e Ouvidorias - PUBLIEDITORIAL
TIM, Claro, Oi, SKY e Vivo têm até janeiro de 2021 para implantar o novo sistema de atendimento |
Segundo as informações da Agência, as ouvidorias próprias deverão funcionar das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, com a intermediação de um ouvidor escolhido especificamente para o cargo e que esteja ligado à presidência das empresas. A medida é uma consequência direta do Regulamento Geral de Direitos dos Consumidores, aprovado em 2019, através da Resolução 717/2019 da Anatel.
Um analista do site especializado em comparação de planos de internet, TV por assinatura e telefonia, o Melhor Escolha, explica que de acordo com as novas regras, as cinco operadoras já citadas terão até janeiro de 2021 para se adequarem às novas condições, informando em seus sites e, gradualmente, em atendimento com atendentes, mensagens eletrônicas ou qualquer outro tipo de gravação, os novos números de atendimento.
Ainda sim, a Anatel garante que continuará recebendo e registrando as reclamações de clientes pelo telefone 1331 e pelo site da agência, no sistema Anatel Consumidor (disponível também em aplicativo). Dados do primeiro semestre de 2020, indicam que só nos primeiros 6 meses do ano de 2020, a Anatel recebeu cerca de 1,5 milhão de reclamações.
Vale lembrar que a figura do ouvidor já existia em outros segmentos, como os bancos e as companhias de energia elétrica, cujo o objetivo principal é avaliar a qualidade do serviço que está sendo oferecido e enviar relatórios contínuos à Anatel.
As operadoras disponibilizam os números de suas ouvidorias:
Claro: 0800 701 0180 para serviços residenciais e 0800 0200 200 para serviços móveis.
Oi: 0800 031 7923.
TIM: 0800 882 0041.
Vivo: 0800 755 1212.
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