ANUNCIANTES

Umbu, árvore sagrada do sertão no Rural Produtivo

Neste sábado (12), o Rural Produtivo, da TVE, vai falar sobre a árvore sagrada do sertão, o umbuzeiro, e suas curiosidades. O programa vai mostrar também o cultivo do umbu e seus derivados como geleias, cervejas e picolés, que movimentam a economia do estado. E a receita da semana é a famosa umbuzada, que vira uma sobremesa de sabor agridoce. A exibição do programa é às 14h, com horário alternativo na segunda-feira (14), às 6h30, e na quinta-feira (17), às 20h. 

Frondosa e frutífera, com raízes onde se sobressaem ‘batatas’ que acumulam litros e mais litros de água precipitada da chuva, essa espécie de planta mistura histórias de resistência e convivência com o semiárido, ao ponto de o escritor Euclides da Cunha descrevê-la como “Árvore sagrada do sertão”. Além de ser a árvore símbolo do sertão da Bahia, o umbuzeiro é também uma planta protegida por uma lei que impede seu corte. 


Um pé de umbuzeiro produz, em média, de 80 kg a 300 kg de frutos por safra. A Bahia produz quase seis mil toneladas ao ano da fruta e seu extrativismo proporciona renda para milhares de famílias. O mercado para o umbu está crescendo e ficando diversificado, exemplo disso é a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) que articula uma rede de pequenas fábricas de processamento do umbu e produz geleias, doces, picolés, sorvetes e até cerveja artesanal. 

Neste episódio do programa, vamos conhecer a receita de ‘umbusada’ de copo, uma vitamina famosa na região, mas que foi incrementada com leite condensado, leite em pó, gelatina e o suco de umbu e virou uma sobremesa deliciosa. 

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também pelo por meio do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

SERVIÇO: 

Programa ‘Rural Produtivo’ 

Sábado (12), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h 

Onde: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline

Ascom SDR

Nenhum comentário