ANUNCIANTES

Estresse é realidade de 70% dos brasileiros

A palavra estresse tem origem inglesa que remete à pressão, insistência, tensão. O estresse é uma reação natural do organismo frente a adaptações, mas o risco está na intensidade e frequência que ele acontece. Hoje, 90% das pessoas no mundo lidam com o estresse, no Brasil essa realidade é de 70% dos brasileiros, como aponta dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade UNINASSAU, Samara Oliveira, destaca que o estresse é uma reação normal e importante para sobrevivência. “Quando estamos diante de um desafio, seja ele positivo ou negativo, o organismo exige uma ação mobilizadora, então o estresse acontece como uma reação à situação. Quando extrapola o limite da pessoa, o estresse passa a ser negativo”, explica. 

Mudanças - seja de ordem material ou emocional - pode gerar tensão física e emocional, de curta ou longa duração, exigindo uma maior capacidade para lidar com a situação. “Quando o esforço é maior do que a capacidade individual de adaptação, o estresse excessivo ocorre”, alerta Samara. 

Em tempos de pandemia, com o isolamento social, homeoffice, incertezas e muitas outras adaptações, os casos de estresse tiveram uma alta de 80%. Samara conta que há estratégias a curto e longo prazo para gerenciar o estresse. Respiração profunda, relaxamento mental e físico, alimentação saudável, exercício físico são mecanismos a curto prazo para lidar com o estresse. 

Já em uma perspectiva a longo prazo as dicas são: identificar a fonte do estresse, analisar se pode ou deve ser eliminada, tomar medidas para afastar as fontes de estresse e aprender a lidar com o que não pode ser mudado.

ليست هناك تعليقات