ANUNCIANTES

Consumo de milho traz diferentes benefícios à saúde

Melhor funcionamento intestinal, maior controle glicêmico e do nível de colesterol são aspectos nutricionais do grão

A pandemia do Covid-19 reajustou também as comemorações juninas. Nada de aglomeração em casa, nada das tão esperadas festas públicas, mas comemorar consumindo aquele tradicional milho cozido ou assado pode sim. A estrela do mês de junho continua sendo procurada. De acordo com o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE), as vendas estão dentro do esperado.

Rafael Pinheiro, coordenador do curso de Nutrição da UNINASSAU Petrolina, explica que o grão é bem mais saudável quando consumido em sua forma natural. “Quando o alimento está em sua forma in natura, conseguimos extrair bem mais as suas potencialidades. Ele é uma grande fonte de energia por conta dos carboidratos, ajuda no funcionamento intestinal devido às fibras, que também atuam na redução dos níveis do colesterol ruim e controlam o teor da glicose no sangue”, explicou.

O nutricionista orienta que as pessoas fiquem atentas à quantidade de sal, manteiga ou margarina utilizada. “O milho não oferece riscos à dieta, mas, quando consumido com açúcar, creme de leite, manteiga, leite de coco ou leite condensado, a dieta fica bem mais calórica”, frisa Rafael.

O milho é utilizado como protagonista em muitas receitas juninas como canjica, pamonha, mungunzá e bolos. Na hora do preparo, em sua forma natural, existem duas formas de consumir: assado ou cozido. Outra informação importante é que o grão não contém glúten, sendo uma opção para as pessoas celíacas.

Ascom UNINASSAU

ليست هناك تعليقات