ANUNCIANTES

Sinal digital da TVE é inaugurado nos territórios Piemonte Norte do Itapicuru, Chapada Diamantina e Itaparica


O sinal digital da TVE Bahia foi inaugurado, nesta sexta-feira (22), em solenidade realizada virtualmente, nos territórios Piemonte Norte do Itapicuru, Chapada Diamantina e Itaparica. Durante a transmissão, foi apresentada toda a programação da TV pública da Bahia, que traz conteúdos diversificados de educação, jornalismo, esporte, cultura, saúde, música e programação infantil. A cerimônia contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e do diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Flávio Silva Gonçalves, além de deputados estaduais e federais; prefeitos; secretários municipais; e representantes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

A iniciativa contou com o investimento total do Governo do Estado no valor de R$ 587.686,20 mil, alcançando uma população de 284.059 mil pessoas. No Território Vale Piemonte Norte do Itapicuru, onde a TVE está operando através do Canal 10.1, receberam o sinal os municípios de Campo Formoso e Senhor do Bonfim. No Território Chapada Diamantina, os moradores de Itaetê podem acompanhar a programação da emissora no Canal 7.1. Já no Território Itaparica, a população de Paulo Afonso tem acesso à programação pelo Canal 8.1.

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a qualidade do sinal e dos conteúdos exibidos. "Estamos inaugurando o sinal digital desta que é uma TV pública responsável por informações importantes, sérias e estratégicas, composta por uma programação rica e diferenciada. Em época de quarentena, nós devemos ficar em casa e, para isso, temos que ter boas opções e a TVE apresenta uma imagem de qualidade, com uma programação ainda maior e de qualidade, com exibição de conteúdos que estão na TV fechada e todos os beneficiados assistirão sem nenhum custo", salientou.

O diretor geral do IRDEB, Flávio Silva Gonçalves, ressaltou a importância da expansão do sinal do canal para vários municípios baianos. "Temos que aproveitar essa tecnologia que está disponível nesse momento de pandemia através desse sinal digital da TVE que acaba de chegar a estes três territórios. É importante que a população faça a busca e sintonização do canal nas TVs para ter acesso à programação que mostra a cara da Bahia, com produções nacionais e internacionais através de parcerias estrangeiras, a exemplo da empresa pública alemã Deutsche Welle, a Rádio e Televisão da República Popular da China, a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e a BBC, que é uma das mais respeitadas redes públicas de TV do mundo", destacou.

As novas estações de retransmissão digital do sinal da TVE no interior do Estado também já foram inauguradas nos seguintes municípios: Feira de Santana, Ipiaú, Ipirá, Guanambi, Juazeiro, Jequié, Ilhéus, Itabuna, Barreiras, Itamaraju, Prado, Teixeira de Freitas, Ribeira do Pombal, Cachoeira, Brumado, Araci, Conceição do Coité, Serrinha, Biritinga, Teofilândia, Itaberaba, Irecê, Lapão, Presidente Dutra, Central, Xique-xique, Amargosa, Jaguaquara, Jacobina, Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.

Programação - A TVE conta com conteúdos diversificados, que vão desde o jornalismo a shows, passando pelos esportes e programas infantis, educativos e culturais. A TV pública da Bahia vem firmando parcerias importantes e, recentemente, passou a exibir em sua grade projetos audiovisuais realizados pelas universidades públicas estaduais e federais da Bahia, além de produções internacionais.

Alguns dos destaques da grade de programação do canal são os programas voltados para a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A TVE exibe de segunda a sexta, das 13h às 15h, o programa Estude em Casa, em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, além do programa Hora do ENEM, exibido nos mesmos dias, sempre às 18h.

A TVE é vinculada ao Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), que integra a estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

Foto: Ilustrativa

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário