ANUNCIANTES

Em meio ao cancelamento dos festejos juninos por conta do Coronavírus, jovem historiador jaguarariense publica artigo sobre o São João de Jaguarari


Em mais de 100 anos de história no qual o município de Jaguarari tem como devoção o padroeiro São João Batista, muito antes de sua emancipação política em 1926, sabe-se que os Festejos Juninos sempre povoaram a vida dos habitantes do município como uma das maiores expressões culturais do povo jaguarariense. Entretanto, por medidas de segurança e seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para a manutenção da saúde pública, os festejos juninos foram adiados em meio a pandemia do COVID-19, o temido coronavírus.

Porém, devido a quarentena a qual o município vem passado, o jovem historiador recém-formado, Marcos de Araújo Oliveira (22 anos) aproveitou o tempo em casa para a produção de um artigo cientifico analisando a história do São João Jaguarariense, sua ligação afetiva com os habitantes da cidade e as transformações constantes da cultura junina, pautada entre a tradicionalidade e as novas dinâmicas do século XXI. O artigo se intitula ““SÃO JOÃO DE TODOS OS TEMPOS...”: HISTÓRIA E RESSIGNIFICAÇÕES CULTURAIS NO SÃO JOÃO DE JAGUARARI-BA” e foi
publicado no 6° Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História, sendo posteriormente publicado um e-book com os textos do evento.

“A ideia de fazer o artigo surgiu ao ver o descontentamento de muitas pessoas com o cancelamento dos festejos juninos” explica Marcos, que se formou em 2019 no curso de História pela Universidade de Pernambuco (UPE), “Passei a refletir como algumas pessoas são extremamente ligadas ao São João e esperam ansiosamente que o mês de Junho chegue logo na cidade para assim “Viver o São João”. Afinal, sabemos que shows, bebidas, namoros, missas e roupas xadrez existem durante todo o ano, mas o São João permanece no imaginário cultural jaguarariense como um período inigualável.
As conexões com essa cultura se dão de formas múltiplas, seja pelas novas experiências da juventude ou por pessoas mais velhas e muitas vezes saudosas do “São João de Antigamente”. o fato é que o São João não deixa de fazer parte da vida em Jaguarari, está extremamente vinculado com a narrativa social, cultural, histórica e econômica do município”.

Neste período tão difícil é importante valorizarmos cada vez mais a história e cultura da nossa cidade, para que assim Jaguarari possa continuar servindo de inspiração para outras pesquisas acadêmicas.

Confira o artigo completo no link:  https://simpohis2020trans.blogspot.com/p/sao-joao-de-todos-os-tempos.html

Nenhum comentário