Prefeitura de Senhor Bonfim renova decreto que mantêm medidas de isolamento social


Prefeito Carlos Brasileiro anunciou nesta segunda-feira (6), a renovação das medidas de prevenção e enfrentamento ao coronavírus. As medidas adotadas no âmbito municipal seguem orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Governo da Bahia.

As medidas de restrição renovadas abrem exceções para o funcionamento de alguns seguimentos comerciais. Fica permitido a abertura de oficinas mecânicas, lojas de autopeças (carros e motos), borracharias e lava jato, localizados em rodovias, desde que não estejam em áreas urbanas.

Brasileiro também anunciou na live pelo Facebook que o novo decreto permite que lojas de material de construção e de limpeza funcionem com sistema delivery.

Outra autorização foi para a realização da feira livre e a ampliação do horário de funcionamento das lotéricas. Os bancos continuam com funcionamento no autoatendimento até às 22 horas e, internamente apenas para desbloqueio de cartões e outros serviços com mesmo objetivo.

A feira acontecerá na próxima quinta (09), e as lotéricas devem ampliar o funcionamento até às 18 horas - neste início de mês, devido ao aumento do fluxo de pagamentos.

Ainda sobre a feira, fica permitido, apenas, a comercialização de alimentos destinados ao consumo humano, ficando proibido o preparo e a comercialização de lanches, salgados refeições e bebidas alcoólicas.

O prefeito informou que haverá alteração no funcionamento. “Vamos fechar os acessos as praças José Gonçalves, Augusto Sena Gomes e Castro Alves para possibilitar o máximo de distância entre as barracas, e, com isso, evitar aglomeração”, ressaltou Brasileiro.

Outro detalhe importante é que somente poderão participar feirantes com residência fixa no município, ficando proibida a entrada de integrantes oriundos de cidades circunvizinhas.

No decreto continuam suspensas as atividades em bares, lanchonetes, restaurantes, pizzarias, casas de festas e eventos, camelôs, ambulantes, trailers, congêneres, salões de beleza, barbearias, clínicas de estéticas, clubes de serviço e lazer.

As medidas não afetam o funcionamento dos restaurantes e lanchonetes, exclusivamente para entrega em domicílio (delivery), inclusive por aplicativos e como pontos de coleta pelos próprios clientes.

Mais cedo, antes da assinatura do decreto 0074 /2020 que tem validade até às 23:59 do dia 13 de abril de 2020, o prefeito se reuniu com os membros do Comitê de Gestão de Crise do Covid-19 para discutir as novas medidas. Atualmente, o município não registra caso da doença.

Dentro do conjunto de medidas de enfrentamento, Brasileiro lembrou que o 2º Centro de Saúde - localizado nas Casas Populares, está sendo preparado para ser o Centro de Atendimento aos pacientes de Covid -19. O espaço previamente preparado receberá e atenderá emergencialmente os pacientes infectados com coronavírus, na forma leve ou grave da doença.

" Os pacientes em casos extremamente graves serão encaminhados para atendimento em centros de referência criados pelo Governo do Estado, em Juazeiro ou Salvador", informou o prefeito.

O chefe do Executivo aproveitou a oportunidade e conformou que o município dispõe de 14 (catorze) respiradores mecânicos - e que nos próximos dias deverá contar com mais cinco.

Vale lembrar que o telefone para denunciar o descumprimento das regras do decreto é o (74) 99945- 9746. Em caso de infrações detectadas, serão aplicadas multas, interdição total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento, caso necessário.

Abaixo veja o link para assistir a live completa e o decreto na integra:

https://www.facebook.com/oficialpmsb/videos/158229058774564/

http://doem.org.br/ba/senhordobonfim/diarios/previsualizar/yLVAGma8?filename=DOE-ba_senhordobonfim-ed.2.031-ano.8.pdf&_cb=20200406173405


ASCOM - Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim - BA

0/Faça seu Comentário/Comments

Publicidade

Publicidade