ANUNCIANTES

Prefeitura de Jaguarari elabora Plano Municipal de Contingência ao Coronavírus


Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde – OMS e Ministério da Saúde, A Prefeitura de Jaguarari através da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e direção do Hospital Municipal de Jaguarari preparou um plano de contingência contra o coronavírus. Esta ação preventiva se faz necessária para salvaguardar a saúde de seus munícipes devido a grande probabilidade de uma pandemia mundial, haja vista que a doença se alastrou em pouco tempo por todo mundo, inclusive com casos confirmados em vários estados do Brasil, inclusive no estado da Bahia.

O Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento do Coronavirus, tem como finalidade instrumentalizar equipe da Atenção Básica do município e serviços de saúde da rede de atenção à saúde para implementação de ações adequadas visando combater a propagação dessa doença no município.

A administração municipal determinou a manutenção de estoques estratégicos de insumos e treinamentos de profissionais. O material servirá para orientar as ações na assistência aos pacientes, bem como na prevenção e na promoção de saúde. Com isso, ficam estabelecidos no plano: Critérios de definição de caso suspeito. Fluxos de notificação e de coleta de amostras laboratoriais. Respostas aos níveis de alerta, com planejamento para cada nível. As internações e transferências de possíveis pacientes para leitos localizados estrategicamente montados no Hospital Municipal de Jaguarari.

As medidas que compõe o Plano Municipal de Contingência visam contribuir para que os órgãos públicos e os cidadãos jaguararienses estejam preparados de forma preventiva para enfrentar a situação com tranquilidade e sem pânico.

A Secretaria de Saúde do município segue monitorando cidadãos que nesse momento encontram-se em viagem ao exterior, e informa que adotará todos os protocolos estabelecidos após o retorno dessas pessoas ao município. Nesta terça-feira (17), a Diretora da Vigilância Epidemiológica - Liz Bezerra, acompanhada do Coordenador de Atenção Básica do Município - Francisco Nascimento, estará na Rádio Liderança a partir das 12:30h, prestando esclarecimentos e divulgando o Plano Municipal de Ação e combate ao Coronavirus.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Nenhum comentário