Codevasf estrutura agricultura familiar no norte baiano com máquinas e implementos agrícolas

Um total de 49 associações de produtores familiares foram beneficiadas no primeiro semestre deste ano com máquinas e implementos agrícolas adquiridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional em Juazeiro (BA). Foram mais de R$ 3,9 milhões investidos em caminhões, retroescavadeiras, forrageiras e tratores, além de kits para apicultura e piscicultura e outros materiais que irão ajudar na estruturação de atividades produtivas na região. Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares.

Mais de 100 itens foram repassados a associações de produtores de 29 municípios, segundo balanço da Gerência Regional de Administração da Codevasf em Juazeiro. Para o superintendente regional Elmo Nascimento, “nosso empenho está obtendo bons resultados. Em 2018, atendemos 112 associações de pequenos produtores, espalhadas por 27 municípios dentro de nossa área de atuação. Graças à confiança dos parlamentares, no ano passado repassamos mais de R$ 10 milhões em equipamentos para produtores sertanejos, utilizando recursos do Orçamento Geral da União, que foram aportados na Codevasf por meio de emendas parlamentares”.

Ainda segundo Elmo Nascimento, “a confiança desses parlamentares na Codevasf é resultado do trabalho dinâmico e incansável que estamos realizando para atender a todos os sertanejos e impulsionar a pequena agropecuária em nossa região”.

Para o segundo semestre deste ano, a expectativa é superar o número de máquinas e implementos agrícolas que serão repassados a associações de produtores familiares. “Vamos bater todos os recordes de doações. Já temos na Codevasf em Juazeiro 13 tratores com implementos, além de forrageiras, carreta-tanque e roçadeiras, que estão em processo de arrecadação e análise de toda a documentação necessária para que as associações, que reúnem em média mais de 120 associados, recebam esses benefícios”.

Acesso aos benefícios

Para terem acesso aos benefícios, as associações de produtores devem procurar os deputados e senadores de sua região e solicitar a destinação de verbas para aquisição dos itens de que necessitam por meio da destinação de recursos de emendas parlamentares. Os valores serão repassados à Codevasf que fica responsável por todo o processo de aquisição e repasse às entidades de produtores.

As medidas para a entrega de máquinas e implementos para as associações de produtores começa com a visita de uma equipe técnica da Codevasf. O objetivo é verificar se a entidade está apta a receber os equipamentos. São analisadas as atividades que realiza, a necessidade do equipamento, como a entidade é conduzida, se está em dia com toda a documentação, como estatuto, certidões legais e registro de atividades, além de outros documentos.

Segundo Elmo Nascimento, é nesse momento do processo que residem as dificuldades para que os produtores recebam os incentivos governamentais mais rapidamente. “É necessária a entrega de toda a documentação por parte da associação a ser beneficiada. Muitas vezes a falta de um documento, como por exemplo um estatuto averbado da associação, pode fazer com que os equipamentos fiquem esperando no pátio da Superintendência. Dependendo do caso, um trator pode passar meses esperando para ser entregue”, explica o superintendente.

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário