ANUNCIANTES

Escolas estaduais da capital e do interior organizam diferentes atividades para marcar a Semana do Meio Ambiente


Os colégios da rede estadual vão promover uma extensa programação com atividades alusivas ao Dia Nacional da Educação Ambiental, (3 de junho) e ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Durante toda a semana que vem, serão realizadas rodas de conversa, palestras, oficinas, aulas de campo e gincanas. Também serão apresentadas ações socioambientais desenvolvidas em sala de aula, ligados ao projeto Juventude em Ação, da Secretaria da Educação do Estado (SEC), que tem o objetivo de promover a formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) e a elaboração da Agenda 21 escolar, tendo o protagonismo estudantil como foco.

Rodas de conversas sobre problemas socioambientais estão programadas para o dia 6/6, às 9h45, no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães de Boquira, em Macaúbas. As discussões vão girar em torno de temas como alimentação saudável, água, energia, agrotóxicos, queimadas e reflorestamentos. Já no dia 13/6, nos três turnos, será apresentado o projeto “Juventude em ação: diálogo sobre agenda 21”, que trará uma síntese coletiva das discussões feitas em sala de aula, a partir da criação do COM-VIDA. Outra roda de conversa vai acontecer no Colégio Estadual Professor Luiz Navarro de Brito, em Ribeira do Pombal, agendada para o dia 6/6, às 10h. A conversa envolverá temas socioambientais, como consumo consciente, e haverá, ainda, plantação na horta escolar e um bazar ecológico.

Já os estudantes do Colégio Estadual Cordeiro de Miranda, no município de Itabuna, vão apresentar no dia 6/6, às 7h30, o resultado das pesquisas realizadas sobre questões locais, como o lixo e o excesso de calor provocado pela falta de arborização. As temáticas serão debatidas pela comunidade a partir de paródias, peça de teatro, produção de cartazes, músicas e documentários. Já em Serrinha, os alunos do curso de Agroecologia do Colégio Estadual João Francisco da Silva realizam a culminância do projeto “Compostagem como instrumento para o desenvolvimento colaborativo nas culturas de hortaliças”, no dia 5/6, às 10h30. Também no município, os alunos do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Sisal participam de uma palestra sobre saneamento, no dia 6/6, às 19h30. E nos dias 11 e 12/6 promovem a Gincana de Educação Ambiental.

No Colégio Estadual de Cristópolis, em Barreiras, em parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), a comunidade escolar receberá, no dia 6/6, às 8h, o Caminhão da Ciência. Trata-se de um projeto dos cursos de Química e Física da UFOB, que tem como objetivo a popularização científica no Oeste da Bahia. Por meio desse equipamento, os alunos do Colégio Estadual de Crisópolis vão ver na prática conteúdos de Física e Química, de forma simples e divertida.

Também estão mobilizados os estudantes e professores do Colégio Estadual Professor
Carlos Sant’anna, em Alagoinhas. No dia 7/6, às 8h, eles realizam uma caminhada ecológica e os alunos terão uma aula de campo. Haverá, ainda, a construção dos canteiros internos da escola, com horta e plantas ornamentais.

Semana do Meio Ambiente – Além das ações nas escolas, o Governo do Estado, por meio das Secretarias Estaduais de Educação e Meio Ambiente promoverão a Semana do Meio Ambiente, que tem abertura oficial nesta segunda-feira (3), às 8h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e prossegue até 7 de junho. Durante a cerimônia de abertura, o Governo da Bahia vai aderir à campanha Respire Vida – ação global por ar limpo, promovida pelas Nações Unidas, com o objetivo de mobilizar as comunidades para reduzir o impacto da poluição do ar na saúde e no clima.

Também será lançado pela ONU Meio Ambiente o desafio “O mar não está para plástico”, que visa conscientizar a população para o impacto do lixo nos ambientes costeiro e marinho. As inscrições para esta atividade podem ser feitas no link: http://bit.ly/30PtUeV. Além de comissários da ONU Meio Ambiente, as atividades contarão com a participação de professores de diferentes instituições de Ensino Superior, especialistas na área e estudantes e do teólogo Leonardo Boff.

Acesse a programação das escolas no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br

Foto: Ilustrativa

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário