Cooperativa de agricultores familiares do sertão baiano lança em São Paulo barrinha de umbu em massa

O gosto diferenciado dos produtos típicos da caatinga baiana, em especial do umbu, marca presença na Naturaltech 2019, maior feira de produtos sustentáveis da América Latina, que acontece em São Paulo, até este sábado (08). Com o mix de produtos com certificação orgânica, a Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), aposta na diversificação de produtos da marca Gravetero e lança, no evento, as barrinhas de doce em massa.

As barrinhas nos sabores umbu e banana, umbu e goiaba e umbu, de 25 gramas. O público da Naturaltech também pode comprar e saborear geleias, doces, compotas e cervejas, feitos com produtos do sertão baiano, no estande Bahia Produtiva, no estande F-E/10-11, onde 17 cooperativas baianas expõem seus produtos, com apoio do Governo do Estado.

Ernesto Kasper, gerente de relações institucionais da Cooperativa dos Citricultores ecológico do Vale Cai (Ecocitrus), do Rio Grande do Sul, ressaltou a importância do apoio recebido pelas cooperativas baianas para o acesso ao mercado. "Hoje, o consumo de produtos de qualidade, que promova saúde e bem-estar das pessoas tem uma importância enorme. Por meio das organizações podemos fortalecer essa oferta. Eu que faço parte de uma organização lá do Sul, venho conhecer um pouco mais da experiência da Coopercuc e vejo que os produtos deles são excelentes para o consumo. Quero muito trabalhar parcerias, a gente vai fazer articulações, buscar apoios governamentais para fortalecer cada vez mais a agricultura familiar e a qualidade dos produtos consumidos".

A Coopercuc possui atualmente 270 cooperado e produz 28,300 quilos ao mês de 25 produtos orgânicos, com Selo da Agricultura Familiar, fabricados na unidade agroindustrial localizada no munício de Uauá, no sertão da Bahia. As ações beneficiam, indiretamente, mais duas mil famílias de agricultores.

A missão da cooperativa é contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar visando à produção ecológica, economicamente viável, socialmente justa e solidária, buscando sempre garantir a sustentabilidade econômica, social, ambiental, cultural, de modo a viabilizar a melhoria das condições de vida dos seus cooperado.

O estande Bahia Produtiva, na NaturalTech 2019, é uma ação estratégica do Governo do Estado, realizada pelo Bahia Produtiva, projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), financiado pelo o Banco Mundial.

Fotos: Marcílio Cerqueira/SDR

Nenhum comentário