ANUNCIANTES

Novo espaço de comercialização fortalece agricultura familiar e economia solidária na região de Monte Santo

Iogurte, doce de leite, polpas de frutas, café, tapioca, banana chip, derivados do licuri e do umbu, artesanato, camisas com temáticas nordestinas, e outros produtos, são alguns dos itens comercializados na nova sede do Espaço Monte Sabores, em Monte Santo, a 360 quilômetros de Salvador. A loja, inaugurada nesta quarta-feira (08), é mais um ponto de venda de produtos da agricultura familiar e economia solidária, no Território Sisal.

Presente na inauguração, Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), ressaltou que, com essa inauguração, a Bahia passa a contar com 35 pontos de vendas de produtos da agricultura familiar: “A Monte Sabores é uma grande intervenção, que gera desenvolvimento para Monte Santo e região, pois reflete o dinamismo da economia dos municípios, gera renda, empregos, qualificação e ajuda a circular os recursos no município.”

Charles da Costa, presidente da Cooperativa de Agricultores e Agricultoras Familiares da Agricultura Familiar (Coopesabor), entidade que faz a gestão do Espaço Monte Sabores, informou que a loja integra uma rede de comercialização com pontos de venda também em Itiúba e Nordestina: “Essa inauguração é uma conquista. A comercialização ajuda a evitar o êxodo rural, mantemos as mulheres e os jovens no campo, além de garantir a oferta de alimento de qualidade na mesa das pessoas”.

Economia Solidária

Com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do município, a Monte Sabores beneficiará 72 empreendimentos, de 12 cidades da região.

O titular da Setre, Davidson Magalhães, reforçou o compromisso do poder público estadual com o fortalecimento da economia solidária na região. “O Governo da Bahia vai celebrar um novo convênio para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Cesol Monte Santo. O investimento será de R$ 1,6 milhão, beneficiando 128 empreendimentos, com mais de 640 famílias atendidas. É uma iniciativa importante, que contribui para reduzir os índices de desemprego no estado e gera trabalho e renda para a população”, ressaltou o secretário.

Professora de educação infantil e moradora do município de Monte Santo, Rosália de Brito aproveitou para realizar algumas compras e enfatizou: “amei a inauguração e a diversidade de produtos, inclusive uma travessa que estou levando pra casa”.

Rota Solidária

O Governo do Estado, por meio da CAR/SDR, e em parceria com a União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes), promove a rota solidária, que consiste num caminhão que abastece 35 lojas da Bahia com produtos de diversos territórios. Isso propiciando a clientela a possibilidade de adquirir diversos alimentos de várias partes do Estado da Bahia

Fotos: André Frutuôso

Silvia Costa
Coordenadora de Comunicação

Nenhum comentário