ANUNCIANTES

Nutricionista orienta na hora da escolha dos ovos de galinha

Segundo os comerciantes do Mercado do Produtor de Juazeiro, houve aumento de 30% nas vendas dos ovos de galinha na quaresma, período em que o consumo da carne vermelha reduz. Mas, como escolher o melhor ovo? Granja ou caipira?

O coordenador do curso de Nutrição da UNINASSAU, Rafael Pinheiro, destaca que a grande diferença está na qualidade de vida das galinhas. “A forma que o animal vive interfere no seu resultado como cor, textura, sabor; outro ponto é a alimentação. Boa parte das rações consumidas pelas galinhas de granja são compostas por alimentos transgênicos”, pontou. A galinha caipira é criada solta, enquanto a de granja em alojamento.

O ovo é considerado um alimento completo e funcional. “É rico em proteínas, aminoácidos essenciais (que o organismo não produz), além das vitaminas, minerais e carotenoides”, acrescentou o professor. O nutricionista também pontua a importância de analisar o armazenamento, aparência e o ambiente que o alimento está.

Para uma boa escolha é importante verificar na embalagem se existe declaração de registro em órgão competente, data de validade e outros dados.

Algumas dicas são essenciais na hora da compra:

- A casca deve estar limpa

- Não deve liberar odores desagradáveis

- Uma boa dica é colocá-lo em um copo com água, se afundar está fresco; ao contrária está em más condições

- Não deve lavar a casca, pois pode facilitar a penetração de bactérias

Ascom UNINASSAU

Nenhum comentário