Nutricionista dá dicas de alimentação durante o Carnaval

Uma das maiores festas de rua do país exige disposição e saúde. Para os foliões da região do vale do São Francisco serão três dias de carnaval, em Juazeiro. O nutricionista e coordenador do curso de Nutrição, da Faculdade UNINASSAU Petrolina, Rafael Pinheiro dá dicas de como manter o corpo hidratado e saudável nesse período.

O folião precisa ficar atento aos alimentos gordurosos. “O consumo de frituras traz como consequência a redução do esvaziamento gástrico, ou seja, a sensação de se sentir ‘cheio’ é maior o que pode interferir negativamente na diversão”, pontuou Rafael. A ‘casadinha’ “alimentos gordurosos e bebida alcoólica” pode facilitar o vômito e refluxo.

Outro ponto abordado pelo nutricionista é o aumento da frequência da alimentação. “Reduz o volume, mas aumenta a quantidade de vezes”, disse. Entre os bons alimentos para consumo durante os dias de folia estão aquelas que são fontes de carboidrato e proteínas, como barras de cereais, tapioca, arroz, pães, e as oleaginosas (castanhas, noz, amendoim etc)

Hidratação é outro quesito importante. O especialista orienta a intercalar a ingestão de bebida álcool com água, água de coco ou sucos. “Enquanto há aqueles que comem em excesso, há aqueles que ficam sem comer e não pode. É preciso se alimentar para curtir a festa”, acrescentou Rafael.

Nenhum comentário