ANUNCIANTES

Estudantes de Senhor do Bonfim consolidam protagonismo estudantil com o grupo Departamento de Eventos

O protagonismo estudantil no ambiente escolar é reafirmado pelos estudantes do Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães - Colégio Modelo, localizado em Senhor do Bonfim, com a realização da confraternização de fim de ano, marcado para o dia 21 de dezembro. À frente das atividades está o Departamento de Eventos, grupo formado por alunos de toda a unidade, criado há dois anos com o objetivo de desenvolver atividades na escola e projetos pedagógicos, além de ações sociais envolvendo comunidades do município.

O Departamento de Eventos nasceu com a proposta de mostrar a voz do aluno dentro da unidade escolar e a importância da sua participação na melhoria das relações entre os estudantes e a direção do colégio. O seu idealizador, o aluno Josué Fontes, 16, 2º ano, conta como surgiu a ideia de criar o grupo. “Sou evangélico e, na minha igreja, a gente promove muitas ações positivas. Daí pensei que poderíamos liderar várias atividades dentro da escola com o objetivo de estimular a participação de todos e contribuir com a população em geral por meio de projetos solidários, como foi o Solidando, por meio do qual arrecadamos alimentos e distribuímos em bairros carentes”, conta o estudante.

Josué, que também é representante estudantil no Colegiado Escolar, eleito para o biênio 2017-2019, conta também que, além de organizar festas de fim de ano, de São João, do Dia do Amigo e tantas outras, o Departamento de Eventos realiza ações voltadas aos conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. “É uma forma de absorvermos o que aprendemos em sala de aula de forma lúdica. É o caso da Mostra Literária e da Mostra Fotográfica”, relata o líder estudantil.

Sempre atento às atividades que são realizadas no colégio, o aluno Maycon Barra, 15, 1º ano, fala sobre a importância do trabalho do grupo. “Eu apoio e gosto muito da atuação do Departamento de Eventos. Os que estão à frente agem com muita dedicação e disposição, correm atrás para a realização de atividades que são muito legais. Eles estimulam a participação de todos, como foi na festa de São João e na comemoração do Dia da Consciência Negra”.

A diretora do colégio, Vanda Oliveira Rosa, destaca que o Departamento de Eventos vem agregando cada vez mais alunos para o grupo, ampliando, assim, os conhecimentos e desenvolvendo habilidades em vários setores. “Vejo que os nossos estudantes estão cada vez mais participativos, protagonizando a sua história. O grupo contribui para articular os eventos e mobilizar a comunidade escolar em torno dessas atividades. Com isso, os alunos ganham mais espírito de colaboração, de solidariedade, de respeito com o trabalho do outro”.

Fotos: Divulgação

Assessoria de Comunicação - ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário