ANUNCIANTES

Equipe da SDR visita obras que impulsionam a agricultura familiar em Senhor do Bonfim

Produtores de leite do município de Senhor do Bonfim, no Território Piemonte Norte do Itapicuru, começam a vislumbrar um ano novo mais promissor e produtivo. Este mês foi inaugurado o empreendimento particular denominado Laticínio Neguinho, que servirá de referência para cooperativas, associações e entidades da agricultura familiar que atuam no segmento da bovinocultura de leite.

Jerônimo Rodrigues, gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), visitou, nesta quinta-feira (27), a comunidade rural de Tanquinho, onde está instalado o Laticínio Neguinho. O objetivo foi conhecer as instalações do empreendimento, de pequeno porte, que tem a expectativa de processar uma média de cinco mil litros de leite/dia, beneficiando cerca de 60 famílias produtoras de leite da região.

“O Laticínio Neguinho é importante e estratégico, pois além de receber a produção de leite de agricultores familiares da região, servirá de referência para outros empreendimentos semelhantes. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), que participou do processo de elaboração do projeto, está de parabéns, pois o que vimos foi um empreendimento adaptado à realidade do agricultor familiar, seguindo rigorosamente as regras sanitárias”, destacou Rodrigues.

Sobre o SIM

O laticínio é o primeiro a receber da prefeitura de Senhor do Bonfim a certificação do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M). Este documento garante a inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município.

Para Emanuel Martins, conhecido como Neguinho, esse é um dia especial, em que um secretário de Estado visita o empreendimento: “O laticínio está funcionando a todo vapor. Pedimos saúde e chuva, para Deus abençoar todo o Norte do estado da Bahia”, ressaltou Martins, observando que ainda tem coisas novas para acontecer e serem valorizadas”.

Outras visitas

A agenda também contou com um conjunto de visitas às obras que fortalecem a agricultura familiar local e contribuem para estruturar o desenvolvimento rural no Piemonte Norte do Itapicuru: “Hoje foi um dia importante para nossa cidade, receber o secretário da SDR, reconhecido como cidadão bonfinense pela Câmara dos Vereadores, orgulha-nos muito e demonstra o compromisso e seriedade do Governo do Estado com a agricultura familiar”, enfatizou Carlos Brasileiro, prefeito de Senhor do Bonfim.

Foi visitado ainda o Laticínio do distrito de Quicé, ainda em Senhor do Bonfim, onde foi possível verificar o andamento das obras de requalificação do empreendimento, realizadas com recursos do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à SDR.

Na sequência, agricultores familiares, um grupo de vereadores, colaboradores do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), e do Consórcio e Colegiado do Piemonte Norte do Itapicuru, junto com o secretário da SDR e o prefeito do município, visitaram as obras de construção de uma adutora, também no distrito de Quicé, que servirá para dessedentação animal.

Por fim, a comitiva passou pelas obras do Mercado Municipal de Senhor do Bonfim, que está em processo de requalificação, e conta também com recursos do Bahia Produtiva. A expectativa é que o mercado seja inaugurado no primeiro semestre de 2019.



Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário