ANUNCIANTES

Prefeitura de Andorinha fecha termo de cooperação técnica com Hospital Universitário de Petrolina

Na última quinta-feira,30, o município de Andorinha recebeu o superintendente do Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) conhecido popularmente como Hospital do Trauma, Dr Ronald Juenyr Mendes.

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Andorinha e contou com a presença do prefeito Renato Brandão,do vice Zelitnho, secretários de governo, vereadores, e servidores municipais.

O Hospital Universitário(HU) atende uma população estimada em 2 milhões de habitantes em de 55 município da Bahia e Pernambuco. Os municípios são integrantes da Rede Interestadual de Atenção à Saúde (Rede PEBA).

Durante o encontro, o representante HU apesentou uma palestra sobre os serviços oferecidos pela instituição à população e firmou um acordo de cooperação técnica entre a secretaria de Saúde de Andorinha e a unidade de saúde referência para atendimento de urgência e emergência de média e alta complexidade.

O acordo possibilita ao município ter a disponibilidade de realizar mensalmente uma cota de dez tomografias computadorizadas, além de outros serviços de extrema importância para os pacientes de Andorinha.

“Esse é mais um dos resultados colhidos através da seriedade que tratamos a saúde do povo de Andorinha”, disse Pablo Campos Alves, secretário de Saúde.
O prefeito Renato Brandao destacou a importância de firmar essa parceria para melhorar a gestão dos serviços de saúde oferecidos à população.

“Essa ação vai impactar muito na vida de quem espera para fazer um exame de tomografia e não tem condições de pagar. Ficamos felizes de poder proporcionar mais esse grande benefício para a nossa população”, enfatiza Renato Brandão.

Segundo a secretária de Saúde, o paciente que necessitar de um exame de tomografia deve procurar uma Unidade de Saúde ou o Programa da Saúde da Família (PSF).

“A pessoa deve passar por uma consulta com um clínico geral. Caso haja a necessidade, ele encaminhará para um especialista da rede pública que vai analisar a situação e solicitar a realização do exame”, enfatiza Pablo Campos.

Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é um dos métodos de exames mais confiáveis e seguros disponíveis atualmente. É rápida, simples e totalmente indolor. O equipamento compreende um aparelho que faz radiografias transversais do corpo.

Essas radiografias são convertidas por um computador nos chamados cortes tomográficos, construindo imagens internas das estruturas do corpo e dos órgãos de uma série de seções fatiadas que são posteriormente montadas pelo computador para formar um quadro completo. Portanto, com a tomografia, o interior do corpo pode ser retratado com precisão e confiança para ser depois examinado.

Ascom Andorinha

Nenhum comentário