ANUNCIANTES

Convênio possibilita a implantação de um novo entreposto de mel no Território Velho Chico

Construção de um entreposto de mel, identidade visual de produtos, aquisição de veículo utilitário, kit apícola e serviço de assistência técnica. Essas são ações previstas na execução do convênio assinado, nesta quarta-feira (05), entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do projeto Bahia Produtiva, e a Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf).

O ato aconteceu no município de Ibotirama, durante a abertura do VII Seminário Territorial Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Velho Chico, realizado no Centro Territorial de Educação Profissional Velho Chico. O convênio com investimentos da ordem de R$ 1,7 milhão, e beneficiará 300 famílias.

De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, o convênio irá possibilitar a implantação de um entreposto moderno e adequado à legislação sanitária vigente: "Os investimentos nessa cadeia produtiva já mostram resultados. Em todo o estado são cerca de 100 casas de mel prontas ou quase prontas, chegando a oito entrepostos, para que a produção possa ser beneficiada e os produtores possam comercializar a sua produção, gerando desenvolvimento não só para as famílias atendidas, mas para os municípios com a dinamização da economia local e territorial".

Leandro Barreto, presidente da Coopamesf, observou que as políticas públicas e investimentos têm sido fundamentais para o desenvolvimento das atividades da cooperativa: "A nossa expectativa é que com o entreposto tenhamos o espaço necessário para o armazenamento do mel, para estamos melhor preparados para a comercialização. Com o mel fracionado nos mercados teremos maior lucratividade com o nosso produto".

A previsão é de crescimento na produção, que vem aumentando a cada ano. O entreposto terá capacidade para atender a uma demanda acima de 100 toneladas. O mel produzido pela Coopamesf já possui a certificação do Serviço de Inspeção Federal, sendo comercializado em municípios da região Oeste, Baixo São Francisco, e na capital baiana. Atualmente a cooperativa debate, com o Estado, a formação de uma rede de comercialização, que permitirá uma ampliação do escoamento da produção.

O Projeto Bahia Produtiva é uma ação do Governo do Estado, por meio da SDR/CAR, voltada para financiar projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado, socioambientais, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das comunidades mais pobres da Bahia, nos 27 territórios de identidade do Estado.

A Coopamesf é uma das 55 instituições beneficiadas pela seleção do Edital de Apoio à Apicultura e Meliponicultura do Bahia Produtiva, que tem o objetivo de fortalecer e dinamizar essas cadeias produtivas, responsáveis pela produção de mel de abelhas com e sem ferrão, atendendo, em todo o estado, 3.600 apicultores e meliponicultores.


Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário