ANUNCIANTES

Jaguarari – Durante assembleia CREDINORTE se incorpora a Ascoob/Itapicuru que passa a contar com 12 agências

Reunidos em Assembléia Geral conjunta, na manhã de sexta-feira dia 20, no auditório do Centro Paroquial, em Jaguarari, município localizado no território Piemonte Norte do Itapicuru, cooperados da Cooperativa de Credito Rural Norte do Itapicuru (CREDINORTE) e da Cooperativa de Crédito Rural do Vale do Itapicuru (Ascoob/Itapicuru) aprovaram, por unanimidade, a incorporação da CREDINORTE a Ascoob/Itapicuru, transformando em cooperativa única, fortalecida e preparada para enfrentar, em melhores condições, o desafio de consolidar o movimento cooperativista nos territórios do Sisal de onde originou, Sertão do São Francisco, Piemonte da Diamantina e Piemonte Norte do Itapicuru.

A assembléia foi aberta pelos presidentes das duas Cooperativas, ou seja, Silvio Soares da Silva (Ascoob/Itapicuru) e Vanderlei Crisóstomo (CREDINORTE). Em seu pronunciamento, Vandelei Crisóstomo lembrou que a CREDINORTE foi autorizada a funcionar em 31 de março de 2013 após a união de 100 cooperados que conseguiram formar um capital de R$ 85 mil e na época contaram com o apoio do então prefeito Antônio Nascimento (PT).

O que motivou a incorporação da CREDINORTE a Ascoob/Itapicuru, segundo o agora ex-presidente Vanderlei Crisóstomo, foi a necessidade de oferecer mais produtos e serviços e a partir daí, os membros da diretoria, alguns cooperados, colaboradores e parceiros refletiram e discutiram a ideia da incorporação com Ascoob/Itapicuru por ser uma parceira permanente desde 2013 quando a CREDINORTE foi criada.

Crisóstomo falou do esforço para obter a confiança das pessoas diante de outras experiências mal sucedidas na área de cooperativismo na região, mas com diálogo foi quebrando as barreiras e a entidade incorpora a Ascoob/Itapicuru com a participação de 1.400 cooperados. “Não estamos ruim, este ano entramos de modo positivo”, firmou Vanderlei que continuará na cooperativa como agente de desenvolvimento e terá como meta a articulação para instalação das agências de Juazeiro e Andorinha.

Silvio Soares comemorou os avanços nos dois primeiros anos a frente da Ascoob/Itapicuru. “Assumimos em 15 de agosto de 2016 e crescemos o número de agência. Saltamos de oito para doze 12, sendo as quatro criadas pela atual diretoria em Jacobina, Junco (Distrito de Jacobina), Retirolândia e agora aqui em Jaguarari. Neste período conseguimos aumentar cinco mil cooperados e oito milhões em deposito a prazo e seis milhões na carteira de crédito”, afirmou Silvio.

O assunto foi amplamente debatido pelo grande número de cooperados presente e na opinião do diretor presidente da ASCOOB Central, Cosme Arisvaldo, eles entenderam que, de forma madura e inteligente a incorporação de cooperativas é um processo necessário para que uma instituição possa suportar os custos do sistema e, com tranquilidade e competência, firmar-se em um sistema financeiro cada vez mais competitivo.

Atualmente existem sete cooperativas ligadas a ASCOOB/Central com trinta e três pontos de atendimento (PA) distribuídos nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e “a tendência do mercado é diminuir o número de cooperativas e aumentar o números PAs, isso se dar principalmente em função das cooperativas pequenas e com faturamento pequeno”, falou Ari, como é conhecido o presidente da ASCOOB Central. Ele lembrou que a exemplo do que aconteceu com a CREDINORTE, também foi incorporada Ascoob/Itapicuru a Ascoob/Credimonte sediada em Jacobina e Cooperativa de Crédito Rural Costa do Dendê, que foi incorporada a Ascoob/Sisal.

A união foi aplaudida e festejada pelos associados das duas cooperativas e de forma especial, o depoimento do aposentado Renato Crisóstomo, 74 anos, residente na Comunidade de Gameleira, que pediu a união de todos em torno da cooperativa de crédito e testemunhou sua satisfação em ser um dos primeiros cooperados e garantiu continuar firme na luta pelo crescimento da instituição.
Após a assembleia no auditório da casa paroquial todos os participantes saíram a pé até onde está a nova agência para descerrar a fita de inauguração e conhecerem as novas instalações. Toda diretoria esteve a frente da instituição para marcar mais um grande momento da Ascoob Itapicuru que surgiu em Santaluz no inicio dos anos 2000 e agora passar a contar com 12 agências.

A nova sede da Ascoob/Itapicuru que começará a funcionar nesta segunda-feira dia 23, está instalada na esquina do Calçadão com a rua do Centro de Abastecimento. Será gerenciada por Emílio Baraúna e terá um caixa, uma atendente, um analista de crédito e dois diretores agentes de desenvolvimento.

O cooperado Anderson Lopes, residente em Itiúba e também presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Itiúba, uma entidade com 43 anos de fundada, foi um dos que aprovou a incorporação. Ele disse ao CN que após assumir a entidade, fez a contas dos custos das taxas bancárias e percebeu que realmente compensava trabalhar com a rede de cooperativa de crédito, pois, ao final de um ano percebeu uma economia de aproximadamente R$ 1.200. “Eu já sou cooperado há muitos anos e agora nossa cooperativa também é cooperada”, afirmou.

Redação Calila Notícias
Foto: Raimundo Mascarenhas

Nenhum comentário