ANUNCIANTES

Secretaria da Educação do Estado mobiliza estudantes e professores para os projetos de arte e cultura

A Secretaria da Educação do Estado está mobilizando professores e estudantes das escolas da capital e interior para a participação nos projetos de arte e cultura, que são desenvolvidos com o objetivo de dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil, abordando as distintas linguagens. Para isso, estão ocorrendo sensibilizações nas escolas para a divulgação e adesão desses projetos, por meio dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

Ao todo, são oito projetos de arte e cultura promovidos pela Secretaria da Educação do Estado: Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Produção de Vídeos Estudantis (PROVE), Tempos de Arte Literária (TAL), Festival Estudantil de Teatro (FESTE), Dança Estudantil (DANCE) e Encontro de Corais Estudantis (ENCANTE).

Segundo a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, as sensibilizações, que seguem até o dia 3 de abril, estão ocorrendo desde a Jornada Pedagógica 2018, realizada entre os dias 5 e 7 de fevereiro, em todas as unidades escolares. Segundo ela, todo o material necessário para que os projetos sejam realizados durante o ano letivo está sendo disponibilizado para estudantes e professores.

“Cada escola pode aderir a um ou aos oitos projetos concebidos para serem realizados na rede inteira. Quanto mais democrática a escola for e os diretores participativos, mais as mudanças serão evidenciadas nos contextos escolares, dinamizando e alegrando, pois entendemos que a Educação do Século XXI é ligada à arte, à cultura e à vida. Por isso, é muito importante que todas as escolas façam suas adesões aos projetos e os professores sejam convidados a se colocarem à disposição no movimento de construção desses projetos que envolvem a interdisciplinaridade”, destaca Nide Nobre.

Como parte da mobilização, no dia 21 de março será realizada uma videoconferência no Instituto Anísio Teixeira (IAT) direcionada a debates sobre as áreas específicas de conhecimento e orientações para a realização dos projetos artísticos e culturais na rede estadual de ensino. O encontro será transmitido para as salas de transmissão localizadas em cada um dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Já as adesões escolares aos projetos de arte e cultura de cada unidade escolar devem ser enviadas para os respectivos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), no período de 6 a 17 de abril. Após isso, os NTE devem encaminhar as adesões para a Secretaria da Educação entre os dias 23 de abril e 2 de maio. Em seguida são realizadas as etapas escolares e territoriais dos projetos, cujos finalistas participam da culminância, em Salvador, no Encontro Estudantil da Rede Estadual.

Foto: Ilustração/ Claudionor Junior


ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário