ANUNCIANTES

SAMU de Senhor do Bonfim promoveu simulado de incidente com múltiplas vítimas


A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Serviço Móvel de Urgência – SAMU 192, promoveu no último sábado (23), na Praça Nova do Congresso, uma “Simulação com Múltiplas Vítimas”. O treinamento buscou preparar as equipes para agir em situações de catástrofes e evidenciar a necessidade de interrelação entre as equipes, para manter a qualidade na assistência, priorizando a vida. A ação proporcionou ao público e aos profissionais de saúde envolvidos um alto grau de realismo. O simulado contou com a presença das 06 bases descentralizadas do SAMU na região: Pindobaçu, Campo Formoso, Ponto Novo, Itiúba, Jaguarari e Andorinha.

Um grande contingente de profissionais de saúde foi mobilizado para o treinamento. Os 65 profissionais de saúde que participaram da ação estiveram divididos em:
04 Técnicos Auxiliar de Regulação Médica – Terns
05 Médicos – Sendo 1 coordenador de posto avançado
12 Enfermeiros – sendo 1 coordenador de triagem
24 Técnicos de enfermagem
20 Condutores

Durante o treinamento coordenado pela equipe do SAMU de Senhor do Bonfim os profissionais do Serviço de Atendimento puderam vivenciar situações de traumatismo craniano, hemorragia, dificuldade respiratória e ferimentos em gerais, que podem ser provocados em colisões de trânsito. A simulação envolveu 22 vítimas, cinco viaturas do Samu e duas do Corpo de Bombeiros para realizar o atendimento das vítimas com agilidade, a Policia Rodoviária estadual isolou a área, enquanto as equipes da DMtrans e Policia Militar davam apoio durante a cena.

De acordo com a Secretaria de Saúde, Angeli Matos, todo o trabalho de treinamento é focado na melhoria do atendimento oferecido à população que necessita do atendimento do SAMU. “Hoje as equipes estão passando por treinamento com múltiplas vítimas preparando essas equipes para situações reais, garantindo mais qualidade e agilidade aos atendimentos dos profissionais do Samu. Gostaria de ressaltar que o SAMU pertence ao Sistema Único de Saúde – SUS, ou seja, é um serviço gratuito e que salva muitas vidas”, explicou a Secretária Saúde.

Segundo o Diretor Administrativo do SAMU 192, Ricardo Ferreira, o atendimento a múltiplas vítimas em ocorrências de alta gravidade exige planejamento estruturado e equipes bem treinadas e coordenadas, incluindo médicos, socorristas, equipes de enfermagem entre outros. “As parcerias são fundamentais para a execução de qualquer ação. Nesse simulado gostaria de agradecer a Prefeitura de Senhor do Bonfim, a Secretaria de Saúde, alunos da UNEB e Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Tancredo Neves – CEEPS, Polícias Militar, Civil e Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros e Departamento de Policia Técnica – DPT”, agradeceu.

O Coordenador Médico do SAMU Regional de Senhor do Bonfim, Dr. Bruno Guirra, falou do treinamento executado no município através do Simulado de Múltiplas Vítimas. “Esse tipo de treinamento buscar preparar os profissionais para possíveis situações. Nesta ação temos 22 vítimas que simulam um acidente grave entre um carro, um ônibus e uma moto. O primeiro passo do SAMU é manter a segurança da cena para iniciar o serviço de triagem, onde é feita a classificação pelo quadro clínico dos pacientes, dando prioridade aos casos mais graves”, falou.

Ainda segundo Dr. Bruno Guirra a classificação de risco dos pacientes é feita através das cores:

Verde – Ferimentos leves
Amarela – Gravidade moderada
Vermelha – Estado critico com eminência de morte
Preta – Óbito ou enviáveis

Ao final do simulado foi apresentado o seguinte relatório sobre o atendimento das 22 vitimas:
04 – Óbitos
08 – Estado grave
07 – Gravidade moderada
03 – Com ferimentos leves

Entre os presentes ao simulado estavam os membros da equipe do SAMU de Senhor do Bonfim: as Coordenadoras do Núcleo de Educação e Urgência – NEU, Agnete Troelsen e Patrícia Viana, A Diretora de Enfermagem, Patrícia Cândida, O Diretor Administrativo do SAMU 192, Ricardo Ferreira e o Coordenador Médico do SAMU Dr. Bruno Guirra.

Blog do Walterley kuhin

Nenhum comentário