ANUNCIANTES

Gestores de Senhor do Bonfim participam de encontro territorial sobre Educação em Juazeiro

Cerca de 200 gestores, de 135 escolas estaduais, participam, nestas quinta-feira (3) e sexta-feira (4), da 5ª edição do “Diálogo com Gestores”, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no município de Juazeiro, a 500 km de Salvador. A atividade conta com as presenças do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, e de técnicos do órgão central, além de gestores dos Núcleos Territoriais de Educação de Juazeiro (NTE 10), Irecê (NTE 01), Jacobina (16) e Senhor do Bonfim (25). Estudantes também participaram da abertura com apresentações de dança e de fanfarras.

Na atividade são abordados temas de interesse das escolas, na perspectiva de desburocratizar procedimentos e processos e otimizar a gestão escolar. Para Pinheiro, os diálogos também focam no eixo pedagógico aliado à gestão das escolas, como forma de apresentar uma nova estrutura educacional. "Para realizarmos uma mudança realmente efetiva no eixo pedagógico das escolas é necessário este trabalho de ouvir quem está na ponta. Não dá para simplesmente ficar passando dever de casa para os gestores, temos que nos aproximar dos NTE e das escolas para ouvi-los e saber do que realmente necessitam", enfatizou.

Segundo o secretário, as ações têm que ser efetivas "porque muitos gestores da Secretaria são passageiros, mas é o professor que fica, no mínimo de 25 anos na Educação, e passa por todas as dificuldades de gerir e atuar em uma escola. Então, não há ninguém mais apropriado para dizer o que precisamos mudar nos aspectos de gestão e da pedagogia", ressaltou.

A diretora Josineide Paes, do Colégio Estadual Francisca Rodrigues da Silva, no município de Campo Alegre de Lourdes (NTE 10), fala sobre a iniciativa. "Por sermos de uma cidade pequena e distante, às vezes, temos dificuldade de ter um maior contato com a equipe pessoalmente. Por isso, este trabalho é muito importante para os diretores poderem conversar e tirar dúvidas, para buscar melhorar a gestão da escola em todos os sentidos", ressalta.

Também muito entusiasmado pelo encontro, o diretor Manoel Augusto, do Colégio Estadual Idalina da Silva Dourado, do município de João Dourado (NTE 01), destaca que "é fundamental ver uma atividade que valorize a gestão escolar, pois nos dá um suporte maior para exercermos nosso trabalho da melhor forma. Este encontro ainda possibilita que tenhamos contato com professores de regiões e realidades diferentes servindo como um grande intercâmbio educacional", afirma.

Além de Juazeiro, o “Diálogo com Gestores” já aconteceu em Salvador, com gestores da capital e da Região Metropolitana, em Alagoinhas, com gestores de escolas os núcleos de Alagoinhas (NTE 18), Ribeira do Pombal (NTE 17) e de Feira de Santana (NTE 19), em Barreiras (NTE 11), incluindo gestores de Bom Jesus da Lapa (NTE 02) e Santa Maria da Vitória (NTE 23), e em Itabuna, com gestores das escolas dos núcleos de Itabuna (NTE 05), Teixeira de Freitas (NTE 7) e Eunápolis (NTE 27). A próxima edição está programada para os dias 10 e 11 de agosto, em Feira de Santana (NTE 19), envolvendo ainda gestores dos núcleos de Serrinha (NTE 04) e Ipirá (NTE 15).

Foto: Suami Dias

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário