ANUNCIANTES

“Hoje eu confesso que o coração está batendo mais forte", diz Rui durante a 300ª viagem ao interior

Foto: Paula Froes / GOVBA

Com média de uma viagem a cada três dias de trabalho, o governador Rui Costa alcançou, nesta segunda-feira (17), a marca de 300 visitas ao interior do estado, em pouco mais de 900 dias de mandato. Ao todo, foram 162 cidades visitadas por Rui. A cidade de Santaluz, na região sisaleira, foi escolhida para receber a trecentésima viagem. Durante o evento, no município, o governador realizou ações nas áreas de infraestrutura, saúde, cidadania, agricultura, entre outras.

“Hoje, nesta viagem de número 300, eu confesso que o coração está batendo mais forte. É uma emoção especial e espero, se assim Deus me permitir, poder chegar à viagem de número mil. Acho que nesse ritmo, chegaremos lá”, disse Rui, emocionado, na chegada ao município.

Sobre as ações na cidade, Rui destacou os investimentos na agricultura e na recuperação de estradas. “Ajudar a agricultura em nosso estado, para mim, é prioridade absoluta. A Bahia tem o maior número de agricultores familiares do Brasil, são 700 mil famílias. Se elas produzem mais, vivem melhor, movimenta o comércio e a nossa economia. E tudo isso só é possível acontecer com as nossas estradas em boas condições, prontas para receber este tráfego intenso pelo interior. Por isso, este semestre será marcado pela recuperação das nossas rodovias”.
Foto: Manu Dias/GOVBA

Na área de Infraestrutura Hídrica, Rui Costa inaugurou a obra emergencial do sistema de abastecimento de água de Queimadas e Santaluz. A obra reforçou o sistema e evitou o colapso no serviço de fornecimento de água para os municípios. O investimento foi de R$ 3,3 milhões, e incluiu a implantação de uma adutora e uma nova estrutura para captação de água. Por meio do Programa Água para Todos, ainda foi autorizada a implantação do sistema de abastecimento de água, nas localidades de Canaverde, Tamboril, Tabuleiro da Vertente, Salgado e Caracol, no município de Serrinha. O investimento foi de 4,3 milhões.

Desenvolvimento rural

Também foram entregues 1.733 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) aos agricultores de Nova Fátima, Riachão do Jacuípe e Santaluz. O CAR é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil, e foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

No âmbito do Programa Bahia Produtiva, o governador autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural a firmar convênios com entidades da agricultura familiar da região, beneficiando 649 famílias. O investimento foi de R$ 4,5 milhões.

Estrada

Na ocasião, uma ordem de serviço foi assinada autorizando o início da pavimentação da BA-120, em um trecho de 42 quilômetros, que liga Santaluz a Queimadas. A intervenção beneficia cerca de 152 mil pessoas, que moram também nos municípios de Araci, Barrocas e Valente. Entre as entregas, estão uma ambulância do SUS, para atender o município de Santaluz, e nove tratores e equipamentos agrícolas para produtores da região.

Serviços

A população de Santaluz também está contando com serviços diversos, durante todo o dia. Na Praça Major Benício Viana, estão o SAC Móvel, realizando emissão de documentos, como RG, CPF, entre outros; o Odontomóvel, com procedimentos de restauração, canal, limpeza e extração; e o Saúde sem Fronteiras, com o rastreamento do câncer de mama, que realiza exames de mamografias e outros encaminhamentos ao público-alvo, que são mulheres de 50 a 69 anos.

Viagem 300

Esperado por muitas pessoas no local do evento, Rui, acompanhado da primeira-dama, Aline Peixoto, foi abraçado por moradores da região e posou para inúmeras selfies. Essas demonstrações de carinho recebidas a cada viagem e as ações desenvolvidas pelo interior foram exibidas em vídeo, apresentado ao público logo na chegada do governador. Um bolo e um show do forrozeiro Zelito Miranda completaram a comemoração, em evento batizado como #Correria300, fazendo alusão ao apelido dado ao governador pela população baiana.

Prestigiaram o evento os secretários estaduais da Ciência, Tecnologia e Inovação, José Vivaldo Mendonça; do Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner; da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins; da Agricultura, Vitor Bonfim; da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti; da Saúde, Fábio Vilas-Boas; do Turismo, José Alves; de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira; de Promoção da Igualdade Racial, Fábia Reis; da Educação, Walter Pinheiro; do Meio Ambiente, Geraldo Reis; do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana; de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte; de Relações Institucionais, Josias Gomes; de Desenvolvimento Urbano, Fernando Torres; além do presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado; dos deputados estaduais Zé Neto e Fátima Nunes; do senador Otto Alencar; entre outras autoridades.

Secom

Nenhum comentário