ANUNCIANTES

Professoras da rede estadual representam a Bahia no programa Missão Pedagógica no Parlamento

As professoras da rede estadual de ensino, Karina Freitas, Gilda Sandes e Márcia Pereira Almeida, estão em Brasília participando da semana de formação do programa Missão Pedagógica no Parlamento, que ocorre até 1º de julho. Elas estão entre os 54 profissionais da Educação selecionados em todo o país. A ação consiste em um curso de capacitação, que visa a aprendizagem e a socialização de saberes e práticas sobre como fazer da escola um espaço para a vivência de experiências e valores democráticos, voltados para o fortalecimento da cidadania.

Durante o curso presencial, os participantes estão conhecendo de perto o funcionamento da Câmara dos Deputados e aprofundando os conhecimentos sobre como trabalhar as temáticas de democracia, cidadania e Poder Legislativo com seus alunos. Após a capacitação presencial, a próxima etapa do programa será a participação em um modulo à distância para a elaboração de projetos de aplicação.

Segundo a professora Karina Tavares, que leciona a disciplina Pesquisa e Intervenção Social, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Piemonte Norte do Itapicuru, em Jaguarari (BA), o evento está enriquecendo os seus conhecimentos. “A partir desta formação, iremos construir projetos de intervenção voltados para a temática Educação e Cidadania no Parlamento nas unidades escolares em que atuamos”, comemora.
A professora Gilda Sandes, que ensina Filosofia no Colégio Estadual São Daniel Comboni, em Salvador, afirma que participar das atividades é uma grande experiência para a sua carreira. “Estamos trocando experiência com professores de diferentes Estados e estou gostando muito”, comenta a educadora.

Quem também está motivada com a formação é a professora Márcia Pereira Almeida, que ministra as disciplinas Biologia, Ética, Cidadania e Meio Ambiente no Centro Estadual de Educação Profissional Anísio Teixeira (CEEP), em Salvador. “Esta iniciativa está servindo para exercitar e estimular a formação e a educação para a cidadania, vivenciando o parlamento e a constituição dos estudantes em uma escola democrática e participativa”, destaca.

Já o professor de História, Delmaci Ribeiro, do Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góis, localizado em Catu, um dos educadores selecionados no evento em 2016, foi convidado para participar de uma roda de conversa com educadores, nesta edição. Ele apresenta o projeto “O espaço escolar e o poder Legislativo Municipal da cidade de Catu: diálogos com o Clube de História”.

Sobre o Programa – A Câmara dos Deputados desenvolve o programa Missão Pedagógica no Parlamento com o objetivo de oferecer aos educadores formação em Educação para a democracia. Primeiro programa destinado a professores, realizado pelo Legislativo no âmbito federal, em sua sétima edição, a iniciativa proporciona aos professores, coordenadores pedagógicos e orientadores a oportunidade de participar de uma intensa semana de formação em Brasília-DF. O ingresso no programa se dá por meio da participação no curso à distância "Educação para Democracia e o Parlamento", para o qual foram disponibilizadas 16 vagas por Estado, totalizando 432 vagas.

Fotos: Divulgação

Assessoria de Comunicação - ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário