ANUNCIANTES

Começam os agendamentos de procedimentos do Mutirão de Cirurgia em Senhor do Bonfim


Somente no primeiro dia de atendimentos da etapa de Senhor do Bonfim do Mutirão de Cirurgias, iniciativa do Governo do Estado viabilizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), 104 pessoas saíram com seus procedimentos agendados. São cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia ou colecistectomia (vesícula). As marcações continuam nesta quinta-feira e sexta-feira (8 e 9), quando se encerram os atendimentos pré-operatórios no município do norte baiano. Além da população de Senhor do Bonfim, estão sendo beneficiados os moradores de Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Pindobaçu e Ponto Novo.

Neste segundo dia, um dos agendamentos foi o de Josineide Vilas Boas. Moradora de Itiúba, ela conta que fazia exames de rotina, quando descobriu que tinha a indicação de cirurgia de vesícula. “Fiz um ultrassom e descobri que tô com calculo na vesícula. Fiquei desesperada. Vi na internet que tinha esse programa. Consegui encaminhar tudo e no dia 12 de julho já vou fazer a cirurgia”, afirma Josineide Vilas Boas.
O médico Itálo Menezes explica que, para o agendamento da cirurgia, o paciente passa por alguns exames e por consulta médica. “Verificamos o estado geral do paciente e com isso podemos definir se ele tem condições de ser submetido ao procedimento. Caso haja algum problema, damos toda orientação ao paciente de forma a não deixá-lo sem a devida assistência”, afirma o médico

As unidades móveis, com os profissionais e os equipamentos para exames pré-operatórios, ficam em Senhor do Bonfim, na rua do Estádio Bonfim da Gamboa, até a próxima sexta-feira (9). Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos.

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário