ANUNCIANTES

Salvador: BCS Calabar comemora 6 anos construindo cidadania

“Nestes seis anos a Base Comunitária de Segurança do Calabar e Alto das Pombas – BCS - impulsionou nossas crianças para melhores futuros, driblando uma sociedade desigual e construindo uma comunidade cidadã”. Assim a presidente da associação de moradores do Calabar, Nilza dos Santos, agradeceu à implantação da primeira BCS da Bahia, durante solenidade de aniversário, na manhã desta terça-feira (16). O evento reuniu moradores dos bairros e autoridades como o secretário da Segurança pública, Maurício Barbosa, e o comandante geral da PMBA coronel Anselmo Brandão.

O som do saxofone iniciou a solenidade, espalhando os acordes cívicos do Hino Nacional Brasileiro, executados pelo soldado Leonardo Agrellos. Os alunos das oficinas de reforço escolar, música e judô realizaram apresentações cênicas elaboradas por eles, contando um pouco do que aprenderam. Atual campeão baiano de boxe, Jonathan Richard, de 15 anos, que treina há 1 ano e 3 meses na base, apresentou um pouco de suas habilidade em treino coordenado pelo professor Nelson dos Santos. Jonathan é o terceiro aluno da Base a conquistar o título estadual.

“Os números comprovam o êxito da implantação desta Base, no dia 27 de abril de 2011, com o objetivo de promover a convivência pacífica nos bairros de Calabar e Alto das Pombas, antes identificados como áreas críticas. Os dados estatísticos mostram uma queda de 90% da ocorrência de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI, com apenas três homicídios desde então. Porém, é no acolhimento, no sorriso e na confiança dos moradores aqui presentes que comprovamos o sucesso desta iniciativa do governo do estado”, salientou a comandante da Base, Capitã Aline Muniz.

Para o comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, esta é a Base referência para as demais, não só por ser a primeira, mas pelos seus resultados. “Esta base através de seus administradores e instrutores conquistou a comunidade, vem transformando a vida de todos e reduzindo drasticamente as ocorrências criminais. Parabéns a todos e todas que tornaram a primeira Base Comunitária da Bahia realidade e referência em atuação, aos comandantes que por aqui passaram, os soldados que operam os cursos e a todos que fazem e fizeram acontecer. O reconhecimento da comunidade é o nosso maior salário!”, parabenizou o coronel.

Ao termino da cerimônia, policiais, moradores e convidados foram servidos do bolo em homenagem ao aniversário da base, e cestas básicas arrecadadas por policiais e parceiros foram sorteadas para a comunidade.

A BCS/Calabar-Alto das Pombas executa diversos projetos que levam à comunidade local oportunidades de aprendizagem que atingem pessoas de todas as faixas etárias. Práticas desportivas como Judô, Boxe, saúde na melhor idade, reforço escolar e de língua inglesa, música e curso de bombeiro mirim, levam qualidade de vida, conhecimentos, elavam a alto-estima e geram oportunidades profissionais.

DCS/PMBA

Nenhum comentário