ANUNCIANTES

Eleições para líderes de classe mobilizam estudantes na capital e no interior

A semana começou bem movimentada nas escolas da rede estadual com a eleição de líderes e vice-líderes de classe, que acontece até quarta-feira (13). Com urnas nas salas e as plataformas de campanha na ponta da língua, os candidatos se dividem em chapas e tentam conquistar o voto dos colegas. A expectativa é a de que, neste ano letivo, 35 mil estudantes sejam eleitos líderes e vice-líderes de classe. O objetivo da Secretaria da Educação do Estado, com a iniciativa, é promover o protagonismo estudantil e envolver os alunos nas ações realizadas nos colégios da rede, de modo que possam contribuir para a gestão democrática e participativa das escolas.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, fala sobre a importância da iniciativa: “Temos que estimular os estudantes neste processo democrático de concorrer ao pleito, de votar, de escolher seus representantes e, principalmente, de se envolver no cotidiano da escola, apontando as necessidade e sugestões para a melhoria da Educação. Portanto, a eleição de líder de classe empodera esta juventude e potencializa a dimensão política e cidadã da formação dos nossos estudantes”, afirma.

No Colégio Estadual Bolivar Santana, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, os estudantes estão muito animados. A estudante Vitória de Fátima Oliveira, 19, participa da eleição pelo segundo ano. Ela foi reeleita líder pela turma do 3º ano e acha que é valiosa a experiência acumulada. “Eu sou só uma representante, uma porta voz e acredito que quando agimos em conjunto conseguimos mais vitórias. No meu primeiro mandato, estimulei meus colegas a prestarem mais atenção nas aulas e implantei um grupo de estudo. Agora, meu objetivo é o projeto Sextas Culturais na escola, com ações de arte e cultura”, comenta.

No Colégio Estadual Bento Gonçalves, no bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, a estudante Maria Isabel Barreto, 15 anos, 8ª série, comemora a liderança. “Estou feliz de ter sido eleita representante da minha turma e isto significa que aumentou a minha responsabilidade e a minha vontade de ajudar os meus colegas a se tornarem mais disciplinados e comprometidos com os estudos e com a escola”, destaca.

Interior – No interior, a eleição também marcou o primeiro dia de aula da semana. No Colégio Estadual Alaor Coutinho, em Praia do Forte, no município de Mata de São João (62 km de Salvador), na Região Metropolitana, a estudante Marta Serafim, 16, foi eleita para líder da sua turma do 3º ano B e está entusiasmada. “Eu resolvi participar por indicação dos meus colegas, que me acham responsável e dedicada aos estudos. Fico feliz pela escolha e acho muito importante este processo eleitoral, porque passo a ser a voz dos meus colegas junto à direção para apresentar nossas demandas e necessidades”, assegura.

Em Itabuna (445 km de Salvador), na região Sul, Wiliam Ramos, 16, foi eleito líder da sua turma do 3º ano, do Colégio Estadual Felix Mendonça, e está cheio de expectativas para o segundo mandato. “O grande marco do meu primeiro mandato foi a elaboração do site do colégio, onde divulgamos as informações da nossa escola e é uma ferramenta de interação com os professores que disponibilizam material didático para estudos. Agora, o meu objetivo é continuar ouvindo as ideias e opiniões dos meus colegas para buscar melhorias na escola”, acrescenta.


CRONOGRAMA – Eleição de líderes de classe
10 a 13/4 – Período da eleição, sendo que cada unidade escolar definirá o dia para realizar o pleito.
17 a 20/4 – Lançamento dos dados dos líderes e vice-líderes de classe eleitos no sistema do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Foto: Claudionor Junior

ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário