ANUNCIANTES

SDR intensifica articulação de políticas públicas no Território Portal do Sertão

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) estiveram, nesta quarta-feira (08), reunidos com gestores municipais do Território Portal do Sertão, no município de Feira de Santana, para promover um alinhamento institucional na operacionalização de políticas públicas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos.

Gestores públicos municipais e estaduais, colegiados territoriais, integrantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), instituições prestadoras de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e movimentos ou entidades representativas da agricultura familiar conheceram um pouco mais das ações desenvolvidas pela SDR.

De acordo com o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, esta é uma missão estratégica e importante. “Em 2015, fizemos uma agenda nos territórios para estabelecer a nossa presença no interior do estado, inaugurando os Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setafs) e vimos a necessidade de voltar aos territórios. Até meados de março, teremos visitado novamente cada Território para apresentar aos prefeitos eleitos e reeleitos e secretários municipais um cardápio com nossos serviços e dialogar com gestores municipais”.

Rodrigues disse ainda que a proposta é de fazer junto, em parceria, com os municípios, ações como assistência técnica, regularização fundiária, capacitação da equipe e agroindústrias. “Queremos fazer uma transformação do rural e essa é uma tentativa de fortalecimento da nossa ação do interior, mas para chegarmos as mais de 600 mil propriedades da agricultura familiar existentes na Bahia precisamos da parceria dos municípios”.

A representante do Conselho Territorial, Dinorah Lobo, afirmou que esse é um momento esperado. “É a partir do território que fazemos articulação com as pessoas e das políticas para atender às necessidades da população. Qualquer projeto que a gente venha implantar, temos que ter a consciência que se não andarmos juntos, não vamos avançar. Esse é um momento de diálogo e precisamos entender que é necessário fazer uma interação das políticas para fazer acontecer. Precisamos dar as mãos e, nesse momento, esperamos que os municípios tenham esse compromisso”.

Para o secretário de agricultura de Feira de Santana, Joedilson Freitas, essa é uma iniciativa que os agricultores agradecem. “A prefeitura é um elo entre o Setaf e o pequeno agricultor. A nossa secretaria está à disposição para que ações cheguem o mais rápido ao município e, para isso, toda a nossa equipe técnica está à disposição para que possamos afinar os projetos para que possa chegar à zona rural um projeto único e levar resultados para o campo”.

A equipe da SDR da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF) e da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) esteve presente para apresentar e tirar dúvidas de todos os serviços oferecidos pela SDR.

Karoline Meira
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário