ANUNCIANTES

Embasa trabalha para regularizar abastecimento de água em Monte Santo, Cansanção, Nordestina e Euclides da Cunha

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está trabalhando com duas frentes de trabalho para diagnosticar e implementar melhorias operacionais no sistema de abastecimento de água de Monte Santo. As medidas também vão beneficiar Cansanção, Euclides da Cunha e Nordestina, municípios também atendidos pelo Sistema Integrado de Tucano I. Nos dois últimos meses, estes municípios foram afetados por rompimentos na adutora de água tratada, falhas em equipamentos dos poços responsáveis pela produção de água e irregularidades no fornecimento de energia elétrica. O abastecimento já está sendo normalizado em grande parte das localidades prejudicadas. As áreas com maior dificuldade para atendimento estão recebendo água através de caminhões-pipa.

De acordo com o gerente Regional da Embasa, Vinícius Araújo, as medidas adotadas têm como objetivo evitar ocorrências constantes de rompimentos da tubulação e melhorar o fluxo da água distribuída. “O trabalho que estamos realizando, com as equipes de engenharia, pitometria e do escritório de Monte Santo, são fundamentais para minimizarmos a falta de água nestas localidades, porém os resultados virão gradativamente. A demanda do sistema cresceu e precisamos otimizar a água disponível atualmente até a conclusão da obra da CERB, que trará uma solução definitiva ”, afirmou Vinícius.

Obra da Cerb em andamento trará solução definitiva para a região

Já encontra-se em andamento o empreendimento para a implantação do Sistema de Abastecimento de Água Tucano Noroeste. O novo sistema atenderá de forma direta os municípios de Euclides da Cunha e Monte Santo e, após entrar em operação, irá absorver parte da demanda do sistema existente, melhorando a oferta de água também nos municípios de Quijingue, Nordestina e Cansanção. A obra é executada pelo Governo do Estado, através da CERB, e conta com investimentos da ordem de R$ 93 milhões com recursos oriundos do PAC-2. Ela contempla a construção de perfuração de poços profundos, adutoras, estações elevatórias e reservatórios de água e tem previsão para ser concluída no final deste ano.

Att

Adriano Aleixo
Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Senhor do Bonfim
74 - 3541 8400

Nenhum comentário