ANUNCIANTES

Governo beneficia mais de 40 mil pessoas com entrega de 17km de estrada pavimentada em Pindobaçu

Mais segurança para trafegar, menos tempo para chegar ao destino, economia na manutenção de veículos e valorização dos imóveis. Estes são alguns dos benefícios proporcionados pela pavimentação dos 17 quilômetros da BA S/C (Sem Código), no município de Pindobaçu, na região centro-norte baiana, ligando os distritos de Itapicuru, no entroncamento da BA 131, e Carnaíba. O vice-governador e secretário estadual do Planejamento, João Leão, acompanhado do secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, entregou a obra, na manhã desta terça-feira (27).

Além de facilitar o acesso de moradores que vivem nos povoados, a obra estimula a economia local, que possui forte vocação para a exploração de pedras preciosas como a esmeralda. "Tenho tido o prazer de acompanhar o governador Rui Costa em muitas inaugurações, mas esta aqui é diferente. Este povo vivia com um problema de estrada. Até [para chegar] à mina era uma dificuldade tremenda. A população sofria. Estes 17 quilômetros vão estimular o crescimento de Carnaíba".

Moradores das cidades de Caém e Saúde também foram beneficiados com o investimento. A obra contou com recursos da ordem de R$ 12,9 milhões e era a principal reivindicação do município. Estima-se que 41 mil pessoas sejam beneficiadas com a nova estrada, pela qual passam cerca de 540 veículos todos os dias. A pavimentação vai até bem perto do ponto onde funciona o garimpo de esmeraldas. No trecho tem ainda a Barragem de Pindobaçu, gerida pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb).
Minerador há quatro décadas no distrito de Carnaíba de Cima e membro da Cooperativa de Mineradores da Bahia, Sivaldo Pereira Nascimento, o mais conhecido como ‘Bolinha’, informou que a obra é o maior investimento já realizado por um governo na região. Ele disse ainda que 9,8 mil garimpeiros tiram da exploração mineral o sustento familiar. "Em toda a região da Serra da Carnaíba são 30 mil garimpeiros. Aqui, não foi só Carnaíba que desenvolveu [com a obra]. Foi Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Jacobina, Saúde e Umburanas".

Comerciante e morador do povoado de Itapicuru, Edvaldo Belo ressaltou que a obra beneficiou toda a região. "Foi boa pra todo mundo. Pra quem tem carro e pra quem não tem. Pra mim, valorizou o comércio". Já o taxista José Amorim, que vive no distrito de Caraibinha, em Campo Formoso, a pavimentação do trecho era o que faltava para a exploração, escoamento comercialização, inclusive de pedras preciosas. "Tenho 40 anos no Garimpo da Carnaíba e toda a vida aqui era estrada de chão. Agora, graças a Deus, melhorou 1.000%, porque hoje é pista".

Cerca de 120 operários trabalharam na obra, a maior parte, mão de obra local. Entre eles, Hélio Carvalho, morador de Cajueiro, zona rural de Pindobaçu. Para o profissional, foi realizador fazer parte de um projeto que mudou para melhor a rotina de amigos e familiares. "Nosso povo está muito agradecido. Nunca aconteceu uma obra igual a essa na região".

Fotos: Manu Dias/GOVBA
Secom

Nenhum comentário