ANUNCIANTES

Secretaria da Educação do Estado premia estudantes na Flica 2016

A estudante Hellen Cristina Teixeira, 17 anos, do Colégio Estadual de Correntina (914 km de Salvador), saiu da cidade onde mora para viver uma experiência inesquecível na cidade de Cachoeira (118 km de Salvador). Ela está entre os estudantes das escolas estaduais que apresentam suas expressões artísticas, musicais e obras literárias na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica 2016), de 13 a 16 de outubro. Na abertura do evento, na Casa Educar Para Transformar (localizada no anfiteatro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Hellen Cristina e mais 16 colegas de várias cidades da Bahia receberam notebooks de premiação pelo Concurso Festa Literária na Rede Estadual: 169 anos de Castro Alves, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

“Estou muito entusiasmada com esta festa, que vai enriquecer o meu conhecimento”, comenta Hellen. No seu cordel, a aluna fala, de forma simples, da vida de Castro Alves, mostrando o lado romântico do Poeta dos Escravos, “que gostava de escrever para as suas amadas”. O intérprete do seu cordel, o colega Wanderson de Jesus, 19 anos, fala com orgulho da homenagem ao poeta: “É muito legal estar aqui, porque a gente volta ao túnel do tempo e passa a viver o passado de Castro Alves. Além disso, é uma oportunidade maravilhosa de troca de experiências literárias”, afirma.

Suellen Bittencourt, 15 anos, 2º ano no Colégio Estadual Demiro Vilas Boas, de São Miguel das Matas (225 km de Salvador) também foi premiada no concurso Castro Alves, com a crônica ‘A Vingança’. Ela fala da emoção de participar da Flica 2016. “É a primeira vez que participo da Flica, uma experiência muito interessante. Ser premiada é um reconhecimento que nos incentiva a ler mais, a produzir mais. É uma emoção muito grande”, revela.

O subsecretário da Educação do Estado da Bahia, Nildon Pitombo, diz que o concurso em homenagem a Castro Alves é uma comemoração “muito bem posta” na ocasião dos 169º aniversário de nascimento do poeta baiano. “Quando falamos de Castro Alves, costumamos ver apenas o poeta político, defensor pleno dos direitos humanos e da liberdade. Mais do que isto, ele revela um lirismo na sua poesia, o que mexe com a sensibilidade de todos”, afirma, ao destacar a importância da premiação. “É um prazer premiarmos os estudantes que despontam como revelações na Literatura. E mais prazeroso, ainda, é saber que estes jovens vêm da escola pública. De um modo em geral, tudo isto tem a ver com o currículo da escola e com a dimensão cultural que a escola vive”, acrescenta.

Outras atividades - Além da premiação do Concurso, os estudantes da rede estadual participam de diferentes atividades na Flica 2016. Durante os três dias será realizada uma programação na Casa Educar para Transformar, que inclui exposições de obras de arte dos estudantes criados para os projetos de arte e cultura como Artes Visuais Estudantis (AVE) e o Educação Patrimonial e Artística (EPA). A Casa também abriga uma Tenda Literária onde são promovidas discussões sobre obras de autores contemporâneos e atividades lúdicas como leituras de textos. Além disso, na oficina Retratos Estudantis, os participantes podem customizar camisas através da técnica de pintura conhecida como serigrafia.

A Casa Educar para Transformar abriga, ainda, os Saraus Literomusicais, quando os estudantes finalistas do Festival Anual da Canção Estudantil (Face/2015) soltam a voz cantando músicas de suas autorias e que são intercaladas com declamações de poesias e textos através do projeto Tempos de Arte Literária (TAL). Uma das novidades é a dança circular, momento em que os estudantes saem da Casa Educar para Transformar dançando pelas ruas da cidade.

Os estudantes também participam, na Praça 2 de Julho, da Mostra de Livros - Coleção Pactos de Leituras de autores baianos, do 1º Edital de Literatura Infantil. Neste cenário, as crianças conferem o Cantinho de leitura e contação de histórias.

Confira a programação completa no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br)

Fotos: Claudionor Junior
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário