ANUNCIANTES

Experiência de assistência técnica do Adapta Sertão e Ser do Sertão é escolhida a melhor da Bahia na categoria de Nova ATER

O Módulo Agroclimático Inteligente Sustentável (MAIS) desenvolvido pelo Adapta Sertão, junto a cooperativa Ser do Sertão foi eleita a melhor experiência de Assistência Técnica e Extensão Rural da Bahia na categoria de Nova ATER.

A iniciativa desenvolvida no Território de Identidade Bacia do Jacuípe beneficiou 384 famílias com o compartilhado de novas técnicas de manejo, tecnologias sociais e conhecimentos que possibilitam os agricultores e agricultoras familiares serem resilientes as mudanças climáticas e se transformar em empreendedores rurais.

Os trabalhos de assistência técnica foram desenvolvidos durante 8 meses, onde obteve-se o aumento de 300% do cultivo de palma adensada dos produtores atendidos, passando de 33,7 hectares para 102, além do aumento de 21% na produção de leite por vaca.

Também foram escolhidas outras experiências como: Homeopatia para Criação de Galinhas e Frangos Agroecológicos, da SDR/Bahiater; a Experiência na Formação de Grupo Produtivo para a Comercialização de Derivados de Mandioca, da Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf). Concorrem ainda ao prêmio nacional a Tecnologia em Campo – Aplicativo OCT Mobile, Ferramenta para Gestão de ATER da Organização de Conservação de Terras do Baixo Sul da Bahia (OCT); a Horta Escolar, da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes) e Batata de Salvação - Sistema econômico de irrigação por capilaridade da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia-FATRES.

As experiências foram selecionadas pela Comissão Estadual, formada pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e movimentos sociais.

As Boas Práticas baianas serão enviadas à Comissão Nacional, que fará a seleção das melhores iniciativas de cada categoria. O resultado será anunciado no dia 31 de Outubro e premiadas durante o 2º Seminário Nacional de Boas Práticas de ATER, que acontecerá no período de 5 a 7 de dezembro, em Brasília, e serão publicados em versão impressa, para ampla divulgação.

ASCOM Adapta Sertão
Jorge Henrique

Nenhum comentário