ANUNCIANTES

Curaçá se prepara para mais uma Romaria na Gruta de Patamuté

Todos os anos nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, milhares de pessoas se deslocam para a Gruta de Patamuté e faz acontecer uma Romaria no meio da Caatinga curaçaense. A gruta, que já é considerada um Santuário Popular, é um dos espaços do sertão da Bahia onde acontece forte manifestação de fé e rituais católicos nesta data.

Este ano, com o Tema “O clamor dos pobres e o gemido da criação exigem conversão”, uma média de 5 mil romeiros/as vindos/as de vários estados do Nordeste estão sendo esperados/as pelos organizadores do evento. Na programação, haverá missas e outros rituais da igreja, apresentações culturais e confissões ao longo de toda programação.

Nesta edição, uma novidade será a Benção da Porta Santa, momento que será conduzido pelo recém chegado bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Beto. Segundo o Padre João Mendes Sena, da Paróquia de Curaçá, o povo está alegre aguardando a presença do bispo, que inclusive já tem mostrado interesse pelas causas populares e vai conhecer a Gruta, que em breve deverá se tornar mais um Santuário da Diocese.

Tradicionalmente a Romaria tem início às 18:30h com a procissão e missa na área externa. Em seguida, as/os romeiros/as passam a noite em orações, fazem confissões e assistem apresentações culturais de grupos e artistas populares das comunidades de Curaçá e região. Na ocasião, o público poderá prestigiar o Pré-Lançamento do filme “Uma aventura no Semiárido”, produzido pelo Irpaa. O encerramento da Romaria acontece na manhã do dia 01.

Ainda de acordo com o Padre João Sena, a Romaria de Patamuté é um momento de celebração da fé e também um momento político de reflexão sobre a natureza, a humanidade e suas atitudes e ainda as injustiças sociais existentes contra o povo, o que todos os anos está refletido no próprio tema. O evento é realizado pela Paróquia Bom Jesus e São Benedito, de Curaçá, e pela Diocese de Juazeiro e conta com o apoio do Irpaa, da Rádio Comunitária Curaçá FM, Pastoral do Meio Ambiente e o grupo artístico popular Galeota das Artes.

Confira a Programação completa:
Dia 31 (segunda-feira)

18:30 – Procissão e missa na área externa da Gruta
20:00 – Apresentações Culturais
- Lançamento do Filme “Uma aventura no Semiárido”
- Galeota das Artes
- Banda de Pífano
- Artistas das Comunidades

Dia 01 (terça-feira)

5:00 – Ofício de Nossa Senhora
5:30 – Terço
6:00 – Santa Missa no interior da Gruta
8:00 – Santa Missa
10:00 – Santa Missa

*Haverá confissões durante toda a programação
**Presença do Bispo Dom Beto, que fará a benção da Porta Santa

Comunicação IRPAA

Nenhum comentário