ANUNCIANTES

Comunidades rurais de Jaguarari serão beneficiadas com ações do Governo da Bahia

As comunidades rurais de Santa Rosa de Lima e Flamengo, do município de Jaguarari, Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, serão beneficiadas com a implantação de um Centro de Comercialização de Caprinos e Ovinos e uma Unidade de Beneficiamento de Frutas, respectivamente. O anúncio foi feito durante as visitas do secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues e do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, na terça-feira (27), às comunidades onde serão iniciadas as obras de construção dos dois empreendimentos.

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, destacou que esse deve ser mais um exemplo de bom uso do recurso público, pois está sendo aplicado em comunidades com potencial e capacidade de mudança na qualidade de vida das famílias. "Esses são projetos que devem ser construídos a partir de um diálogo entre o poder público e a sociedade civil. São construções que geram outras construções, que irão movimentar a economia local e regional".

De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, ações como essas, realizadas em comunidades rurais do município de Jaguarari, são resultado de uma determinação do governo estadual de estar mais próximo, por meio dos gestores, da população que precisa ser atendida pelas políticas públicas.
"É olhando e sentindo as necessidades das comunidades, que são desenvolvidos projetos e executadas ações como as 20 mil realizadas nos mais de 30 anos da CAR, a exemplo do Pró-Semiárido, que atenderá comunidades desse município, e do Bahia Produtiva, entre outros projetos que visam a organização dessas comunidades, geração de renda, com agregação de valor em produtos que, até agora, estão sendo vendidos sem nenhum valor agregado, para melhorar as condições de vida das famílias".

De acordo com Danilo Rodrigues da Silva, liderança da Comunidade de Santa Rosa de Lima, "a implantação do Centro de Comercialização significa o fortalecimento da nossa economia e organização da nossa feira, que é centenária e abastece 70 fazendas da região de caprinos e ovinos, possibilitando também uma melhor visibilidade e oportunidade de obter ainda outros benefícios, nessa comunidade de clima seco do Semiárido baiano".
Durante o encontro, que contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal e do deputado estadual, Raimundo Nonato Tavares da Silva, o diretor-presidente da CAR explicou ainda como funcionam os editais do projeto Bahia Produtiva, entre outras ações desenvolvidas pela companhia, a exemplo das emendas parlamentares.

A programação, na Comunidade de Santa Rosa de Lima, contou ainda com a visita ao Museu do Vaqueiro, no Salão Nobre da Associação dos Vaqueiros e Criadores de Santa Rosa de Lima.

Fotos: Marta Medeiros_SDR/CAR
Ascom

Nenhum comentário