ANUNCIANTES

Aula inaugural dá início ao Batalhão Turístico da Bahia


Noventa e nove policiais militares que irão atuar no Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTUR), recém-criado com a nova Lei de Organização Básica (LOB) da PMBA, participaram, nesta terça-feira (26), da aula inaugural do curso de especialização.

O efetivo dessa primeira turma conta com policiais militares de diversas graduações, além da participação dos bilíngues, que já atuam no atendimento de ocorrências envolvendo turistas.

Com previsão de conclusão em junho, o curso abordará disciplinas referentes à segurança pública em locais turísticos, os aspectos jurídicos da abordagem policial, os meios de resolução pacífica de conflitos, a atuação policial frente a grupos vulneráveis, a legislação aplicada ao turismo, ética e cidadania, história e turismo, habilidades básicas do atendimento ao turista, inglês operacional, além de visitas técnicas a locais turísticos da Bahia e a outros estados. As aulas serão lecionadas por praças, oficiais e civis especializados no trade turístico da Bahia, totalizando uma carga de 102 horas.
A aula inaugural foi presidida pelo comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, que falou da importância dada a este tema mesmo antes de assumir o cargo máximo da corporação. “Como tenente comandei a Companhia de Policiamento Turístico do Pelourinho, e já como tenente coronel voltei para o Centro Histórico onde comandei o 18º Batalhão, e apoiei o Curso de Policiamento Turístico (CPTur), quando formamos as primeiras turmas de policiais capacitados no atendimento ao turista”, disse o comandante, reforçando a missão de servir do policial militar. “Temos que ser referência, o cidadão precisa sentir prazer de nos ter por perto”, completou.

Para o comandante do policiamento especializado, coronel Lázaro, este é um momento singular. “O surgimento de uma nova unidade especializada gera muitas expectativas e nós vamos nos empenhar com profissionalismo e eficiência”.

O BEPTUR é comandando pelo tenente coronel Josehilton, que destaca a relevância dessa especialização para o policial militar que atua na unidade. “O visitante precisa sentir-se acolhido, seguro e satisfeito em nossa terra. Ser bem tratado pelo agente de segurança é fundamental”, finalizou.

A previsão é que o Batalhão Turístico tenha um efetivo de 544 policiais militares atentos não só aos turistas, mas aos baianos que visitam os pontos turísticos.

DCS/PMBA

Nenhum comentário