ANUNCIANTES

Convivência com o Semiárido é tema de encontro em Juazeiro


“Construindo a Política de Convivência com o Semiárido”. Esse foi o tema da Mesa Política que contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues. A iniciativa integrou a Semana de Celebração dos 25 anos do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), que teve como tema “Trabalhando pela Convivência com o Semiárido”.

O evento, que ocorreu no período de 14 a 18 de abril, no Centro Cultural João Gilberto, no município de Juazeiro, localizado no Território Sertão do São Francisco, contou com uma programação rica em atrações culturais regionais, além da Feira de Saberes e Sabores.

O titular da SDR, em sua participação no evento, destacou a importância do IRPAA nesses 25 anos de existência do instituto e apresentou o mapa do Semiárido brasileiro e baiano que ocupa 41% da área do Semiárido brasileiro, totalizando 265 municípios. Rodrigues apresentou ainda as principais ações da política e o sistema estadual de convivência com o Semiárido.

“O IRPAA, nesses 25 anos, vem se destacando nas questões de valorização do campo, gestão da propriedade, cooperação, rede de solidariedade e renovação de lideranças. O instituto vem evoluindo também no tema da gestão administrativa e da propriedade, além de ser um importante agente de desenvolvimento do Semiárido, nos propondo sempre o desafio de pensar em questões como a terra, a água e educação”, ressaltou.

O encontro abrangeu ainda o debate de temas como a Produção Agroecológica Apropriada, Comunicação no Semiárido, Conservação Ambiental do Semiárido, Clima e Água no Semiárido, Experiências Concretas de Convivência no Semiárido, Educação Contextualizada, e Política de Convivência com Semiárido, entre outros.

A iniciativa contou com a participação de diversas entidades locais, nacionais e internacionais como a Univasf, INSA, ASA, UFAL, Resab, Sasop, Cáritas Brasil, Universidade de Veneza/Itália, Sesan/SAF/MDA, MTE/Senaes e Embrapa Semiárido.

Fórum GLOB 

Durante a realização da Semana de celebração dos 25 anos foi realizado o Fórum Internacional de Governança Local para a Biodiversidade. O evento, que reuniu representantes da sociedade civil e de parceiros do Projeto GLOB, é realizado por meio de uma parceria entre o Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Cooperazione per lo Sviluppo dei Paesi Emergent (COSPE), Regione del Vêneto, Fundazione di Venezia, Fundação Slow Food e União Europeia.

O Projeto GLOB atua na formulação e implementação de políticas, programas e intervenções para a promoção do desenvolvimento sustentável e preservação e valorização da agrobiodiversidade, está sendo executada no Brasil, Angola e Moçambique, e vem estimulando a cooperação internacional, a partir de práticas de desenvolvimento local. Na Bahia, o projeto é executado no Território Sertão do São Francisco.

Ascom SDR/CAR.

Nenhum comentário