ANUNCIANTES

ALUNOS DO CURSO DE AGROPECUÁRIA DO CETEP DE JAGUARARI PARTICIPARAM DE ATIVIDADE DE REVITALIZAÇÃO DAS HORTAS DA ESCOLA.


Alunos do curso de Agropecuária do CETEP-PNI (Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte Norte do Itapicuru) colocaram a mão na massa, ou melhor, a mão na terra nesta manhã desta sexta-feira (13/03) em uma atividade que tem o intuito de revitalizar a horta e o viveiro de mudas do colégio.

As quatro turmas do curso participaram da atividade, sendo divididas em grupos, e realizaram limpeza posteriormente recolhendo o material orgânico como as folhas e troncos de plantas, reunindo as mesmas em seguida outro grupo adicionaram nas áreas limpas o esterco para melhorar a estrutura do solo, já uma terceira turma molhou as áreas onde foi aplicado o esterco.

Alunos realizam a limpeza do local, a direita com camisa amarela, professor Gabriel Neves explicando os procedimentos (Foto: João Carvalho/Portal Jaguarari)
O professor do curso de Agropecuária e agrônomo Gabriel Neves explicou por que foi realizado todo o procedimento para a plantação das hortas. “É uma iniciativa dos alunos do curso de agropecuária do CETEP Jaguarari, como nessa semana inicial das aulas a gente está com uma proposta de fazer uma espécie de um trote alternativo, onde eles estão participando da limpeza da área externa do colégio e também com essa limpeza eles ofertarem nessa área esterco, adubo orgânico para melhorar a característica física do solo que tá muito compactado”, disse.

Ainda de acordo com Gabriel o objetivo da atividade é produzir hortas na escola além de proporcionar um maior contato dos alunos com o meio rural. “E o objetivo maior da gente é nessas áreas soltas da escola a gente fazer hortas, canteiros de hortas tanto com hortaliças como também com plantas medicinais então a ideia é ocupar todos os espaços vazios da escola pra fazer um plantio de hortaliças e plantas medicinais e é uma alternativa tanto pra merenda escolar como também, pra que eles (estudantes) possam ver e ter este contato com a questão do mundo rural”, finalizou o professor.
Grupo que realizava a limpeza do Viveiro de mudas (Foto: João Carvalho/Portal Jaguarari)
Antônio Messias, também professor do CETEP explicou a importância de tal atividade para os alunos do curso de Agropecuária. “A atividade é de extrema importância, tendo em vista que nosso solo aqui do entorno da escola ta todo compactado, então o objetivo da atividade pratica do curso de agropecuária que por objetivo descompactar esse solo pra tornar ele viável, por que alguns anos a gente produzia a partir de hortas e outras variedades e infelizmente devido esta compactação parou de se produzir aqui na escola, já que tem o curso de agropecuária ele precisa ser um curso produtivo, o aluno não pode só aprender na teoria, precisa também aprender na prática e o objetivo é esse, criar áreas experimentais de hortas da parte de aboboras e derivados, fruticulturas e o viveiro de mudas, o objetivo principal da gente é tornar o ambiente do CETEP um ambiente propicio para o curso de agropecuária mais um curso produtivo que até então está mesmo um curso teórico”, afirmou Antônio Messias.

Estudante, Ellen Cristina (Foto: João Carvalho/Portal Jaguarari)
A aluna do 3º ano do curso de Agropecuária, Ellen Cristina de 16 anos destacou a importância de se aprender tal função sem sair da escola. “Eu acho importante por que agente vai produzir alimentos saudáveis pra toda comunidade, pra nossa merenda escolar vai poder ser usada, como os professores mesmos disseram, e é uma forma que agente pode aprender aqui mesmo na escola”. concluiu.

Viveiro de Mudas, após limpeza (Foto: João Carvalho/Portal Jaguarari)

Por João Carvalho/Portal Jaguarari

Um comentário: