ANUNCIANTES

PPGESA participa de evento internacional sobre educação rural no Uruguai‏

Estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, participam esta semana do 5º Seminário Internacional de Investigação sobre Educação Rural.
O evento, que acontece entre os dias 1º e 3 de outubro no Centro Agustín Ferreiro, no Uruguai, é uma referência permanente no continente sul-americano de convergência dos vários programas de investigação, de trabalhos e linhas de pesquisa para reflexão sobre a educação rural nos aspectos sociais, educacionais, pedagógicos e didáticos.
Para o coordenador do PPGESA, professor Edmerson Reis, a participação nesse evento representa uma oportunidade de intercâmbio entre os estudos sobre a educação contextualizada com o semiárido brasileiro e a educação rural andina – “Esse é um evento impar para para professores, pesquisadores e interessados de áreas rurais da América Latina, na busca de continuidades e rupturas sobre educação rural, histórica e territorial”.
O conjunto de trabalhos aprovados conta com a autoria tanto dos mestrandos do PPGESA e quanto dos alunos do curso de especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro.
Confira relação dos trabalhos aprovados:
1.      A contextualização como elemento facilitador do ensino-aprendizagem da matemática em escolas do campo. Rafael Santana Alves, Kellison Lima Cavalcante, Patricia Lopes Jacinto.
2.     A modelagem matemática potencializando a educação do campo no semiárido brasileiro. Simone Melo dos Santos, Rosiane Rocha Oliveira Sena, Cleidinalva dos Santos Martins.
3.      A percepção docente sobre a proposta de educação contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro. Cícero Harisson Souza, Neila Cristina Nascimento Ramos, Rafael Santana Alves.
4.      A produção de saberes contextualizados para a natureza do campo no semiárido brasileiro. Luzineide Dourado Carvalho, Rosiane Rocha Oliveira Sena.
5.      Celas de aula – o caminho da reeducação, ressocialização ou remissão? Patrícia Lopes Jacinto Mendes, Rafael Santana Alves.
6.      Contribuições da educação contextualizada na relação entre homem-natureza em turmas de ensino de jovens e adultos. Rafael Santana Alves, Kellison Lima Cavalcante, Neila Cristina do Nascimento Ramos.
7.      Desafios e possibilidades para a alfabetização contextualizada na educação do campo no semiárido brasileiro. Cleidinalva dos Santos Martins, Rosiane Rocha Oliveira Sena, Simone Melo dos Santos.
8.      Educação no Semiárido Brasileiro: vivências e experiências de um Assentamento Sem Terra. Pedro Paulo Souza Rios, Edonilce da Rocha Barros, Adson dos Santos Bastos.
9.      O sistema nacional de avaliação e sua interferência na contextualização do ensino nas escolas do campo. Neila Cristina Nascimento Ramos, Rafael Santana Alves, Rosiane Rocha Oliveira Sena.
10.  Reflexões em torno da Educação do Campo: um olhar sobre a produção de Livros. Rosiane Rocha Oliveira Sena, Maria Rosa Almeida Alves, Edmerson dos Santos Reis.
11.  Tendências contemporâneas do ensino da matemática e as suas contribuições acerca da educação matemática contextualizada em turmas multisseriadas da educação de jovens e adultos – EJA. Rafael Santana Alves, Neila Cristina Nascimento Ramos, Patrícia Lopes Jacinto.
12.  Uma leitura das Diretrizes Curriculares para Educação Quilombola sob o Olhar da Educação Contextualizada. Antonio Carvalho dos Santos Junior, Gizelia Celiane Santos Barbosa.
Informações: Coordenação do Programa de Pós-graduação Multidisciplinar - Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiárido (PPGESA). Fone: (74) 3611-6860 | 5617 | 6463 - Ramal 229
Atenciosamente
Sheila Gomes
Analista Universitário
Núcleo de Assessoria de Comunicação
DCH - Campus III - UNEB

Nenhum comentário