ANUNCIANTES

SAIBA TUDO SOBRE A 2ª CAVALGADA ENTRE AMIGOS EM JAGUARARI


Neste domingo (28/09) acontece em Jaguarari a 2ª Cavalgada Entre Amigos que promete movimentar a cidade atraindo amantes deste evento e também admiradores e com isso o Portal Jaguarari bateu um papo com Clécio Gonçalves um dos organizadores da Cavalgada para que você fique sabendo de tudo.

Durante a entrevista Clécio contou um pouco sobre tudo que é a Cavalgada Entre Amigos e a importância deste tipo de evento em nossa região.

Confira:


(Portal Jaguarari) 1 - O que a Cavalgada entre amigos traz nesse ano de 2014?

(Clécio Gonçalves) Nesse ano de 2014, a Cavalgada Entre Amigos traz como marca diferencial a inserção de elementos culturais voltados para a cultura sertaneja. É evidente que as Cavalgadas já lembram essa cultura, mas nós fizemos questão de realçar, e estamos realçando principalmente a cultura do Vaqueiro.

(Portal Jaguarari) 2 - Qual é de fato a importância do Vaqueiro, já que essa Cavalgada está homenageando esse personagem?

(Clécio Gonçalves) O Vaqueiro tem uma importância fundamental no processo de formação e constituição do povo nordestino. Analise, por exemplo, que o surgimento do Vaqueiro acontece a partir das relações serviçais entre o senhor (dono de terras e criatórios) e o trabalhador/cuidador de rebanhos. No nordeste, o documento mais antigo que comprova essa relação data do ano de 1549. Poderíamos dizer, sem receio, que o Vaqueiro surge praticamente com o surgimento do Brasil. Depois é importante refletirmos sobre a lida desse personagem e compreender que em torno dele se desenvolve uma cultura muito profunda, que em primeiro momento, está relacionada ao cuidado com o gado bovino. Veja que o próprio nome “vaqueiro” deriva do termo “gado vacum”, e consequentemente temos representações culturais marcantes nessa relação homem x animal, como relação de fidelidade que o Vaqueiro tem em seu cavalo e a relação ora afetiva e ora de dominação que ele tem em relação ao boi.

E no que diz respeito a essa afinidade e ao próprio trabalho bruto, um campo muito grande de materiais e significados foram surgindo ao longo do tempo, perpassando por instrumentos de trabalho (esporas, perneiras, serrote, lança de ferrão, etc.), perpassando pela arte (toadas, aboios, repentes), bem como tornando o Vaqueiro a figura central de boa parte da cultura vinda do boi.

(Portal Jaguarari) 3 - Qual é a programação do Projeto?

(Clécio Gonçalves) Nós temos uma programação também educativa e é importante dizer que é uma programação para toda sociedade. Os dias 25 e 26 serão destinados à Visitação ao Memorial Stand do Vaqueiro, no Calçadão de Jaguarari, que é um pequeno espaço onde estarão apresentadas algumas peças que fazem parte da vida do vaqueiro e do home do campo em geral.  

No dia 27 de Setembro, teremos um momento muito importante através de uma Palestra sobre o Vaqueiro, no Centro de Cultura, às 19:00h, com o Palestrante Danilo Rodrigues. 

No dia 28, ocorre a Cavalgada, com a Bênção aos Vaqueiros por volta das 9 da manhã, em frente à Igreja Matriz, ocorre o Desfile de Cavaleiros e Amazonas em algumas ruas da cidade. Vamos parar na Pça. Alfredo Viana para inaugurar o Painel do Vaqueiro e depois o passeio até o Lagedo, onde os Cavaleiros e Amazonas serão recepcionados com um almoço, ao som da atração Pegada do Malandro. À noite, no Estação Show, ocorre a festa, com Luan Lima e Espora di Ouro, Tulinho e Banda, Nino Coutinho e Banda Amor Imortal. 


(Portal Jaguarari) 4 - O que essa Cavalgada está trazendo de vantagem para os participantes (Cavaleiros e Amazonas).

(Clécio Gonçalves) Olha, além de tudo o que foi mencionado, e que já é vantagem cultural para toda a sociedade Jaguarariense; nós podemos destacar a facilidade que é ofertada para que eles (Cavaleiros e Amazonas) possam desfrutar praticamente de toda a nossa programação. E isso passa pelos atrativos, passa pelo preço, passa pelo tratamento, etc. Veja bem: Você compra a camisa da cavalgada, por um valor muito barato, recebe fichas para consumir 04 cervejas (isso de graça), terá direito a um almoço (preparado no capricho), participa de uma tarde descontraída com música e sorteio de brindes e para continuar em ritmo de festa a pessoa também ganha o ingresso para a festa da noite. Lembrando que Nino Coutinho é uma atração de peso.

É importante mencionar que estamos fazendo todos os esforços para oferecer uma organização adequada. Teremos espaço para estacionamento (motos e carros), espaço para os animais e espaço para as pessoas; tudo separado, identificado e sinalizado. Vamos organizar toldos para recepcionar os cavaleiros e amazonas, banheiros e deixar água à disposição dos participantes.

(Portal Jaguarari) 5 - Qual é expectativa por parte da Organização em relação à quantidade de participantes para a Cavalgada?

(Clécio Gonçalves) Nós não temos um número definido, temos mais é o interesse que essa Cavalgada possa reunir verdadeiramente pessoas que apreciam essa tradição; que sejam vaqueiros, cavaleiros e amazonas, ou simplesmente simpatizantes e apoiadores da expressão cultural; queremos ver nesse domingo (28 de setembro) pessoas interessadas em fazer desse evento um momento muito especial.



(Portal Jaguarari) 6- Qual o valor da Camisa e onde comprar?

(Clécio Gonçalves) A camisa custa apenas trinta reais e pode ser comprada na loja do nosso amigo Zé Humberto ou no Calçadão, onde estamos com uma barraca própria.

(Portal Jaguarari) 7 - Você gostaria de reforçar o convite ao público em geral?

(Clécio Gonçalves) Sim, sem dúvida!  Queremos a convidar a todos, com um chamado especial para todos os vaqueiros, cavaleiros e amazonas do nosso município e região, com um chamado a todos os nossos patrocinadores (pessoas maravilhosas) que com tanta educação e gentileza nos receberam e nos apoiaram... e junto a esse chamado, garantir que estamos nos esforçando para oferecer a todos vocês o melhor tratamento possível, para que consequentemente  possamos experimentar um bom momento Entre Amigos. Como eu costumo dizer: Cavalgar é bom, entre amigos é ainda melhor!


Portal Jaguarari


Nenhum comentário