ANUNCIANTES

NÁVINY BONFIM É HOMENAGEADA NO DIA MUNICIPAL DO ATLETISMO EM SALVADOR

Foto: Reginaldo Ipê

Dentro das comemorações pela passagem do Dia Municipal do Atletismo, a Câmara Municipal de Salvador realizou na noite desta quinta-feira (24), por iniciativa da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), uma sessão especial para marcar a data, a primeira neste sentido. Aproveitando o momento de celebração, os participantes debateram políticas públicas para o atletismo e para o esporte como um todo.

Autora do Projeto de Lei nº 61/14 que resultou na data comemorativa, a vereadora Aladilce Souza lembrou que a categoria fez a solicitação. Para ela, mais do que uma celebração “o Dia Municipal do Atletismo servirá para chamar a atenção dos poderes públicos para a importância do esporte na formação do cidadão”.

Ainda em sua fala, destacou que a atividade esportiva é fundamental para a vida das pessoas, sendo desde sempre uma ferramenta de educação que é capaz de ajudar jovens em situação de risco. Também defendeu um Sistema Nacional de Esporte e viu o esporte com o mesmo grau de importância que a saúde e a educação. “A atividade esportiva representa melhor qualidade de vida e hábitos saudáveis”, compreendeu.

Por conta do desdobramento positivo que a data comemorativa projetará nos anos seguintes, já causando debate no sentido de fortalecer o esporte em Salvador, a vereadora Aladilce frisou que “a Câmara é também lugar do atletismo”.

Ações integradas 

Nas suas considerações sobre a celebração municipal, Og Robson, presidente da Federação Bahiana de Atletismo, reforçou o pedido para que políticas públicas contemplem o atletismo em Salvador. Segundo o dirigente, a Federação estava completando 83 anos de existência.

O ex-vereador Téo Senna, diretor geral de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Salvador, parabenizou a vereadora Aladilce Souza pela iniciativa em defesa do atletismo e sugeriu que em 2015, durante as comemorações, ocorram ações integrando o esporte nas escolas da cidade. Para o gestor municipal, por conta da data, “normatizações podem ser implantadas nos poderes públicos”.

Incisivo em suas colocações, Paulo César Vieira, presidente do Conselho Regional Bahia Sergipe de Atletismo, defendeu a implantação de secretarias municipal e estadual para o esporte e com orçamento próprio. Diante da falta de um complexo esportivo na cidade, sugeriu a instalação desse equipamento onde funciona o Detran, nas imediações da rodoviária. O órgão de trânsito será transferido, conforme o orador.

Entrega de placa 

A falta de professor de educação física nas escolas, um problema que repercute diretamente no esporte, foi apontada por Edson Neri, representante da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia.

Já a maratonista Sônia Batista, em depoimento na tribuna do Plenário Cosme de Farias, ressaltou, por experiência própria, a proximidade que existe entre atletismo e saúde.

Ainda na sessão especial prestigiada por atletas, dirigentes, árbitros e gestores, placas foram entregues a Gabriela Vita Souza, Og Robson, Antônio Carlos Assis, Angelina Nascimento, Náviny Bonfim e à Associação dos Veteranos de Atletismo da Bahia.

Foto: Reginaldo Ipê


Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário