ANUNCIANTES

Campus III da UNEB: Pré-vestibular Universidade para Todos discute escolha profissional‏


O pré-vestibular social Universidade para Todos (UpT), oferecido no Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, realizou neste último domingo (27) uma série de atividades relacionadas à orientação vocacional e reuniu estudantes dos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Curaçá e Sobradinho.

A iniciativa foi desenvolvida com a finalidade de potencializar a informação dos estudantes sobre os cursos de graduação que pretendem cursar e profissão futura. “Além de contribuir para que os alunos identifiquem o curso do seu interesse, a atividade objetiva integrar esses estudantes ao ambiente da universidade, despertando a vontade de ingressar no ensino superior”, afirmou a coordenadora local do UpT, Waltenice Carvalho.

A programação do evento contou com uma série de palestras. A primeira foi sobre vocação profissional, apresentada pelo professor da UNEB, Luiz Eduardo Gomes, que buscou pontuar o gosto e o desejo como elementos potenciais para descoberta da vocação.

Na sequência, os coordenadores pedagógicos Tadeu Gomes e Rubens Silva apresentaram informações sobre os programas desenvolvidos pelo Governo Federal: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Programa Universidade para Todos (Prouni), Sistema de Seleção Unificada (SISU), Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Com o intuito de apresentar os diversos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior da região, além dos representantes da UNEB, a terceira palestra contou com a participação de professores da Universidade do Vale do São Francisco, do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IF-Sertão) e da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE).

Ao final das palestras, os estudantes puderam participar da Feira das Profissões, organizada pelos monitores do programa no formato de minisseminários pelas áreas de atuação das ciências humanas, ciências exatas e ciências biológicas.

Sobre o programa 

O cursinho Universidade para Todos é um programa do governo do Estado da Bahia, coordenado pela Secretaria de educação e desenvolvido por meio de suas universidades estaduais (UNEB, UESC, UESB e UEFS) e ainda pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). O projeto é voltado para alunos oriundos de escolas públicas estaduais e municipais e objetiva contribuir com a aprovação dos estudantes em universidades também públicas. As aulas e o material didático utilizado são gratuitos. Em 2014, foram oferecidas 21.785 vagas distribuídas em 183 cidades baianas.

Texto: Núcleo de Assessoria de Comunicação do DCH/Campus III/UNEB. 
Fotos: Amanda Silva.

Nenhum comentário