ANUNCIANTES

Rui Costa e João Leão reúnem coordenadores do programa de governo em Salvador‏


A agenda do Programa de Governo Participativo (PGP) reuniu, na manhã deste sábado (22), em Salvador, os coordenadores territoriais, o pré-candidato do PT ao Palácio de Ondina, Rui Costa, e seu vice, João Leão (PP), que teve nome anunciado ontem pelo governador Jaques Wagner. Os coordenadores vieram de seus territórios para apresentar os trabalhos já realizados.

Até agora, foram feitas nove plenárias, mobilizando 17 territórios de identidade da Bahia. Em média, cada encontro macrorregional contou com a participação de mil e quinhentas pessoas. Foi a partir desse cenário que o grupo traçou novidades para o trabalho a ser feito até a conclusão do texto do PGP. Representantes dos territórios Extremo Sul, Portal do Sertão, Litoral Sul, Baixo Sul, Sertão Produtivo, Sertão do São Francisco, Sisal, Piemonte Norte do Itapicuru, Bacia do Jacuípe e Rio de Contas participaram da reunião. 

"Estamos constituindo uma pedagogia de participação popular. As pessoas querem e devem ter pertencimento na elaboração de novos passos para a sua região. Hoje, fizemos uma rodada sobre as ações feitas em cada território já mobilizado e tomamos decisões, como a constituição de um conselho político em cada território, com a presença de todos os partidos que estão nos apoiando", explicou Rui Costa.

O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, defendeu que o que está sendo feito é um processo diferenciado. "Estamos aprofundando a concepção, criando um método inovador". O envolvimento dos mandatos parlamentares nesse processo também foi destacado.

A elaboração participativa foi definida por João Leão como fator inovador."Geralmente, os candidatos contratam a elaboração do documento. A decisão dessa turma foi fazer um rolezinho por toda a Bahia", brincou.

Devem ocorrer encontros temáticos sobre mulheres, juventude, entre outros temas, nas cidades onde o PGP já foi instalado. O fechamento desses debates será unindo o que cada um produziu e pensou em plenárias maiores. Estão agendadas para o mês de abril, em Salvador, plenárias temáticas de Mulheres (10/04), Juventude (16/04) e Sindical (24/04). Em Feira de Santana, vai ocorrer a plenária Rural (30/04), discutindo com indígenas, assentados, quilombolas novos passos para o desenvolvimento no campo.

Após a agenda, Rui e Leão foram para a reunião setorial de Desenvolvimento Urbano e Habitação, cujos diálogos sobre a área acontecem todo sábado, no Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Equipe PGP 2014

Nenhum comentário