ANUNCIANTES

Recuperação de dique pela Codevasf irá assegurar água para 750 famílias em Casa Nova-BA


Cerca de 750 famílias da área rural de Casa Nova, no norte baiano, terão acesso facilitado à água para a produção familiar de alimentos. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 6ª Superintendência Regional em Juazeiro (BA), está investindo cerca de R$ 130 mil na recuperação do dique de Honorato Viana. A obra irá propiciar controle da vazão de água do lago artificial da barragem da hidroelétrica de Sobradinho e seus afluentes.

Os recursos, oriundos de emenda parlamentar, serão utilizados no trabalho de acabamento do corpo da barragem e na colocação de uma comporta para controle, com válvulas de flutuação tipo flap, para que o volume afluente possa recuar, armazenando a água no dique quando o nível do lago começar a baixar. 

Segundo Antônio Luna de Alencar, geólogo da Codevasf em Juazeiro, “a ação busca recuperar a estrutura de impermeabilização da parede de contenção. Uma vez recuperado, o dique de Honorato Viana poderá acumular cerca de 450 mil m³ de água”.

Luna explica que a obra deve reter água do lago da barragem, principalmente em época na qual o volume hídrico diminui. Ele acredita ainda que o volume acumulado deve atender a cerca de 150 propriedades rurais e calcula que em cada propriedade trabalhem em média até cinco trabalhadores, o que poderia chegar a um universo de 750 famílias beneficiadas com a obra no dique.

Na opinião do superintendente regional da Companhia em Juazeiro, Alaor Grangeon de Siqueira, “é fundamental o apoio do governo federal aos projetos de desenvolvimento sustentável local integrado no estado da Bahia, pois ações como esta podem mudar a realidade das famílias de pequenos produtores rurais no semiárido”.

O Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Codevasf, também prevê a recuperação de mais três barragens construídas pela Companhia no norte da Bahia, nas localidades de Taquarendi, no município de Mirangaba, Poço da Pedra, em Casa Nova, e Poções, em Juazeiro.

Ascom Codevasf

Nenhum comentário