ANUNCIANTES

Municípios baianos recebem retroescavadeiras para construção de barragens subterrâneas‏


Máquinas retroescavadeiras foram entregues nesta quinta-feira (19) a 26 prefeitos de municípios do estado da Bahia pela Codevasf e pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em evento realizado em Lapão (BA). As máquinas foram adquiridas pela CAR, instituição vinculada ao governo do estado, por meio de convênio firmado com a Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Os investimentos somam aproximadamente R$ 4,5 milhões.

De acordo com os termos do convênio, as retroescavadeiras deverão ser empregadas na construção de barragens subterrâneas que proverão água à produção de agricultores familiares – uma tecnologia social de convivência com a seca. Após a conclusão das metas de construção de barragens, as prefeituras poderão utilizar as máquinas em outras ações.

Estavam presentes no evento em Lapão o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, o vice-governador da Bahia, Otto Alencar, o secretário da Casa Civil do estado, Rui Costa, e o diretor-executivo da CAR, José Vivaldo de Mendonça Filho, entre outras autoridades. Cerca de cinco mil pessoas compareceram à cerimônia.

Os recursos utilizados na aquisição das retroescavadeiras são originários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O convênio firmado entre a Codevasf e a CAR totaliza R$ 29 milhões e beneficiará 77 municípios baianos. Os instrumentos preveem a instalação de 2,6 mil barragens subterrâneas. “Essas barragens represam cursos d'água e fazem com que o solo de áreas adjacentes retenha umidade. O solo molhado alimenta as plantações dos agricultores em períodos do ano em que não há chuva”, explica Elton Silva Cruz, coordenador-geral do programa Água para Todos na Codevasf.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Rui Costa, coordenador no governo estadual das ações promovidas no semiárido, as máquinas equipam os municípios e dão condições de a prefeitura executar obras com maior rapidez. “Estamos atuando em parceria com a Codevasf nesta e em inúmeras ações na Bahia. É imprescindível que os municípios tenham máquinas agrícolas. Desenvolver a zona rural de cada cidade é desenvolver a Bahia”, disse Rui Costa no evento.

Outras ações

No evento desta quinta-feira o presidente da Codevasf assinou, entre outros documentos, termos de cooperação com a prefeitura de Presidente Dutra, para apoio à fruticultura; com a prefeitura de Lapão, para a construção de um bodódromo; e com a prefeitura de João Dourado, para a construção de uma adutora que beneficiará cerca de 24 mil pessoas. 

O bodódromo irá beneficiar toda a micorregião de Irecê, de acordo com o presidente da Codevasf. “Este centro vai fomentar e estimular a comercialização das carnes de bode e de carneiro da região. A entrega é um compromisso e uma obrigação da Codevasf”, afirmou Elmo Vaz na ocasião.

A Codevasf também realizou no evento a entrega de uma retroescavadeira ao Consórcio de Municípios de Irecê, que será usada na operação do aterro sanitário do Consórcio.

Ascom Codevasf

Nenhum comentário