Emancipação de Igara e Pilar será tema do programa Conversa Franca da Rainha FM deste domingo
Foto : Distrito de Pilar |
Análise das condições apresentadas por IGARA, distrito de Senhor do Bonfim e PILAR, distrito de Jaguarari, quanto a seus pleitos por emancipação.
Debatem: o vereador bonfinense, Ivan Barbosa, o Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Jaguarari, Gilberto de Oliveira.
PROGRAMA CONVERSA FRANCA. Apresentação e mediação: Cosme Bonfim. Reportagens: Day Bonfim.
Acho que essa emancipação de Pilar está muuuuuito longe de acontecer!
ResponderExcluirO debate e a liberdade de expressã, de opinião e propostas é um direito ligitimo na sociedade democrática. O processo emancipatório, se buscar-mos um ponto no fio da história, chegaremos as "Comunas Independentes de Paris". Na atualidade, o tema é de grande importância, pois reflete a expectativa popular de emacipação e independência. O projeto de lei disicutido e aprovado no Congresso Nacional determina primeiramente a aprovação de uma lei em cada estado para regulamentar o processo de emencipação, aponta para um processo que envolva todos nas comunidades inseridas com consultas, debates e audiências públicas, bem como, apresentação inicial do estudo de viabilidade socio-econômico com objetivo de avaliação e reflexão do pleito encaminhado, pois o "município-mãe" não pode ficar prejudcado no processo. Não é um processoo simples, e sim complexo no sentido direto da política insitucional territorial. É ainda, na sua complexidade político-social, pois emana do seio da sociedade uma vontade popular e não interesses escusos como no passado próximo, onde os "coronéis da política, fazia um documento segundo aos seus interesses, e assim, efetivava a criação de seu "reduto eleitoral". Acredito que o tempo são outros, mesmo ocorrendo o esfacelamento do modelo de gestão no berço da democracia, a chamada "Grande Grécia". Então assim, o caminho se faz caminhando! Se exitir mesmo a essa vontade da emancipação, o tempo realmente é quem vai dizer!!
ResponderExcluirPilar tem mesmo que se emancipar. Nossos recursos devem ficar aqui. Se vcs olharem, nós já somos uma cidade e mais desenvolvidos do que Jaguarari, nada mais justo.
ResponderExcluirpilar só mora gente de fora e agora que a mina tá mandando o povo embora,aí que vai demorar esta emancipação mesmo..vai virar cidade fantasma!!
ResponderExcluirEU SEMPRE CONCORDEI COM A EMANCIPAÇÃO DE PILAR. MAS HOJE ESTOU VENDO QUE SE PILAR VIRAR CIDADE VAI SER UMA CIDADE FANTASMA LOGO LOGO, POIS O MINERIO JÁ ESTA ACABANDO, A MAIOR PARTE ESTA VINDO DA MINA SURUBI QUE JÁ FICA EM OUTROS MUNICIPIOS ALEM DE JAGUARARI, E COM A DEMISSÃO DE FUNCIONARIOS É QUE FICA CADA DIA MAIS DIFICIL. EU FICO TRISTE QUERIA TANTO A EMANCIPAÇÃO DE PILAR PARA ACABAR COM A VACA DE LEITE DE MUITOS PREFEITOS DE JAGUARARI QUE SÓ PEGAM O DINHEIRO PARA SE.POUCAS COISAS FORAM FEITAS COM O DINHEIRO DE PILAR NO MUNICIPIO INCLUSIVE O PROPIO PILAR
ResponderExcluir