ANUNCIANTES

Sistema de abastecimento irá levar água a 27 mil pessoas do semiárido baiano‏


Uma população de cerca de 27 mil pessoas será beneficiada com a implantação do sistema integrado de abastecimento de água de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, que atenderá 71 localidades de Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes, incluindo a sede do município. A execução da obra está a cargo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com recursos garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento, vertente PAC Prevenção. O aviso de licitação para execução de serviços de engenharia e obras foi publicado nesta quarta-feira (17), no Diário Oficial da União.

A elaboração do projeto executivo foi feita pela Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB). Segundo o documento, o sistema integrado tem por finalidade básica o abastecimento da população urbana e das localidades situadas ao longo da adutora principal. A captação de água será feita por meio de flutuante no reservatório de Sobradinho, e daí conduzida por tubulação de 350 milímetros de diâmetro e 96 km de extensão até a sede do município de Campo Alegre de Lourdes.

Os sete subsistemas – dois em Pilão Arcado e cinco em Campo Alegre de Lourdes – serão compostos por adutora, elevatória, reservatório, rede de distribuição e ramais, e terão capacidade de atender, com água tratada de qualidade, a uma população de cerca de 40 mil pessoas, projetada para 2028.

“Esta é a primeira obra que estamos licitando por meio de regime diferenciado de contratação (RDC) – aprovado pelo Congresso Nacional, inicialmente, para as obras da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, e depois estendido, por meio de emendas à lei, para as obras do PAC e outras obras”, assinala o presidente da Codevasf, Elmo Vaz.

Além de propiciar agilidade nos procedimentos licitatórios, o RDC permite a inclusão da operação temporária do sistema como obrigação da empresa contratada para execução da obra: durante três meses a partir da conclusão dos trabalhos, a empresa construtora terá que operar o sistema, garantindo assim que a população possa usufruir rapidamente de um serviço de excelente qualidade;

“Com esta grande obra de infraestrutura hídrica cuja captação será feita a partir do rio São Francisco, o governo federal, por meio da Codevasf e em parceria com o governo estadual, estará levando água tratada em quantidade e qualidade para Campo Alegre de Lourdes e para a zona rural de Pilão Arcado e Remando, realizando assim um sonho desta população”, disse o presidente da Codevasf.

Benefícios para a população 

O município de Campo Alegre de Lourdes situa-se ao norte do Estado da Bahia, na divisa com o Estado do Piauí. Embora esteja dentro da área do vale do São Francisco, fica a 120 km de distância do rio. Não é cortado por nenhum curso de água permanente e situa-se no chamado polígono da seca.

Para os moradores do município, que será um dos mais beneficiados com o sistema, a obra irá melhorar significativamente a qualidade de vida da população. “Essa obra é muito importante para o município que sofre com a seca. Convivemos com esse problema a vida inteira. Hoje a situação está caótica, com muito sofrimento. Com essa adutora, acreditamos que essa realidade vai mudar”, afirma Valdomiro Mendes, morador de Campo Alegre de Lourdes, resumindo a expectativa da população local que será atendida com o sistema.

Além de melhorar o fornecimento de água na região, o sistema também terá um impacto social positivo devido à redução de doenças de veiculação hídrica, que culminarão com a redução de gastos públicos com saúde.

Ascom Codevasf

Nenhum comentário

dsd