Reabertura do matadouro de Casa Nova está nas mãos da administração municipal

O Matadouro público da cidade foi interditado pelo Inema (Instituto de meio Ambiente e recursos Hídricos do estado da Bahia, após várias ocorrências em que apontavam irregularidades oriundas de gestões anteriores de ordem sanitária que podiam levar a problemas sérios à saúde da população.
Atendendo a solicitação em especial do vereador João Honorato na quinta-feira à noite, o secretário da Casa Civil, Rui Costa, garantiu ao parlamentar que estaria enviando à cidade nesta sexta-feira, o representante do Inema para dar informações sobre o fechamento do matadouro e discutir as soluções para reabertura.
Durante a reunião, Paulo Henrique Barros Ribeiro, coordenador técnico do Inema, tratou da interdição do Matadouro público da cidade Casa Nova. Na reunião que virou audiência Pública, ficou acordado que a Prefeitura irá providenciar um projeto detalhado para o tratamento dos afluentes do Matadouro, Termo de Ajuste de Conduta (TAC), visando assim, a não poluição do Rio São Francisco, entre outros problemas. Esse projeto será submetido à apreciação do Inema para definição da adoção de outras medidas visando à reabertura do matadouro público da cidade. Ficando assim, a prefeitura responsável pela sua reabertura após serem feitas as melhorias no recinto e toda área, se aprovadas pelo Inema. Assim, não haverá necessidade de sair do local atual e a Prefeitura buscará junto aos órgãos competentes a licença ambiental.
Secretário e Prefeito se comprometeram a atender as exigências da entidade e fazer o projeto que poderá ser originário do município. “Não irei medir esforços para conseguir de volta o matadouro de Casa Nova com as portas abertas aos pecuaristas, irei fazer as melhorias nas instalações do local e o projeto de solicitação de reabertura do órgão”. Disse o Prefeito.
Ao final, o vereador mentor do encontro e colegas se se deram por satisfeitos com as explanações do representante do órgão fiscalizador. “O que se espera é que Casa Nova possa o mais breve possível te as atividades normais do matadouro funcionando, para que a comunidade e comerciantes não tenham mais prejuízos além dos que já se pospõem”. Afirmou o vereador João Honorato. Portal Casa Nova
Deixe seu comentário