ANUNCIANTES

Assentados recebem insumos para implantação do projeto “Quintais Agroflorestais”


A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) iniciou, esta semana, a distribuição dos primeiros insumos para implantação dos “Quintais Agroflorestais”, na Região de Senhor do Bonfim. As primeiras famílias beneficiadas pertencem ao Projeto de Assentamento (PA) Serra Verde. Segundo o técnico agrícola da Gerência Regional de Senhor do Bonfim, Átila Rafael Soares da Silva, os cinco primeiros agricultores beneficiados tiveram acesso a um quite contendo estacas, um carrinho de mão, grampos, mourões, mudas de árvores frutíferas, duas bomboneiras e dois rolos de arame farpado, que possibilitarão o início das atividades de produção.

“Aqui em Serra Verde, nós já trabalhamos com hortaliças e a vinda destes quites e de capacitação vai nos ajudar a realizar o sonho de ampliar nossas atividades”, afirmou Lucimar Pereira da Silva, 26 anos, agricultora familiar beneficiada pelo projeto. Os moradores do assentamento pretendem montar uma pequena agroindústria para o beneficiamento das frutas plantadas no local. “Com a agroindústria, vamos ter uma melhor qualidade de vida; este é o primeiro passo para um futuro bem melhor”, conta, com esperança, a agricultora.

Átila Silva assegura que os quintais serão implantados pelos agricultores familiares capacitados pela EBDA, para que possam trabalhar dentro dos princípios agroecológicos de produção. “O cultivo tem como principal objetivo atender ao consumo familiar, porém, os agricultores são orientados para a venda e beneficiamento do excedente da produção”, explicou o técnico.

Além de capacitar os agricultores e fornecer todo o material para o plantio, os técnicos da empresa farão o acompanhamento de todo o processo produtivo, com Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). “Construímos, junto ao produtor, uma relação de respeito e aprendizado, mediando um futuro com mais qualidade de vida para estes”, disse Átila Rafael.

A região de Senhor do Bonfim terá, em um primeiro momento, 110 famílias beneficiadas com o projeto, que será realizado em três etapas: capacitação doa agricultores, distribuição dos insumos e materiais e acompanhamento do plantio.

Fonte: Assimp/EBDA
Imagem Ilustrativa

Deixe seu comentário

dsd