Codevasf conclui obras de esgotamento sanitário na Bahia e Maranhão
Na Bahia, entre os municípios que já estão com as obras prontas incluem-se Barra, Botuporã, Canápolis, Carinhanha, Gentio do Ouro, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Itaguaçu da Bahia, Iuiu, Lapão, Luís Eduardo Magalhães, Paratinga, Serra do Ramalho, Sítio do Mato, Morro do Chapéu, Sento Sé, Várzea Nova e Abaré. No estado do Maranhão, o município de Nova Iorque é o primeiro a contar com a obra concluída.
Esgotamento sanitário é uma das ações prioritárias da Codevasf. As ações fazem parte do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba. Até 2014, a empresa terá investido R$ 2,2 bilhões nesta ação. Para este ano, a previsão de investimentos é da ordem de R$ 274 milhões.
Mais de 200 municípios estão sendo beneficiados com as ações em Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe. Estão sendo atendidas com as obras as zonas urbanas de municípios que pertencem às bacias dos rios São Francisco e Parnaíba com população de até 50 mil habitantes, em sua maioria, e com prioridade para as localidades situadas na calha do rio São Francisco.
Benefícios para a população
A população que será beneficiada com os sistemas de esgotamento sanitário aguarda com grande expectativa a conclusão dos trabalhos e o início da sua operação. Otacílio Barbosa Falcão, morador da cidade de Morro do Chapéu há quase 40 anos, está entusiasmado. “Os moradores estão muito felizes. É uma das melhores obras que nossa cidade já teve. Muito coisa vai melhorar por aqui, como as ruas que vão deixar de ter esgotos a céu aberto. A Codevasf está de parabéns com esse trabalho”, afirma.
O esgotamento sanitário traz uma série de benefícios como a melhoria das condições sanitárias locais, a conservação dos recursos naturais, a eliminação de focos de poluição. Um sistema de esgotamento sanitário, com estações de tratamento, reduz os recursos aplicados no tratamento de doenças, uma vez que grande parte delas está relacionada à falta de uma solução adequada para esse problema. "O sistema de esgotamento sanitário serve para minimizar a ocorrência de doenças na população. Então, a cada um real gasto em saneamento você economiza quatro reais em saúde e isso melhora todos os índices da população em geral", acrescenta Rodrigo Marques Beneveli, chefe da Unidade das Ações de Revitalização da Codevasf.
Ascom Codevasf
Deixe seu comentário